sexta-feira, 13 de novembro de 2015

LOUCOS POR SÉRIES: CSI: Crime Scene Investigation (8ª temporada)

 Bolsista: Jeisa Tainara Schaefer Salgado



4º Episódio: "The Case of the Cross-Dressing Carp (Um Caso Fora do Comum)"

            CSI: Crime Scene Investigation, mostra odia a dia de investigadores judiciais da cidade de Las Vegas que analisam os locais de crimes a procura de pistas difíceis de se encontrar, como: um fio de cabelo, um pedaço de unha, pegadas e impressões digitais. Casos considerados suicídios podem revelar um sádico assassinato, apenas com a análise rigorosa do buraco da bala no corpo. Bem treinados esses especialistas buscam todas as evidências no local do crime. No episódio 4 da 8° temporada (Figura 1) se investiga se a morte de um rapaz por enforcamento de um possível hermafrodita está conectada ao abastecimento de água contaminada. Enquanto isso, o turno do dia investiga como um esqueleto de 40 anos de idade foi encontrado no sítio de um cassino recém implodido. (SERIES ONLINE, 2011)
            Quando os investigadores descartam a possibilidade do garoto estar tomando remédiospré-operatórios para troca de sexo começam a estudar porque dele apresentar características hermafroditas. "Hermafroditismo é aquele onde a criança nasce com a região genital externa bem definida, mas possui outras alterações gonadais importantes, como um menino desenvolver mamas ou menstruar quando chega à adolescência”. (SERIES ONLINE, 2011)

            Paul o vizinho de Brian é considerado suspeito de ser o assassino é morto dentro de sua própria casa. Ao analisar o local do crime os investigadores percebem que a casa era uma espécie de laboratório de análise de água, sendo intrigante encontrar um freezer com peixes no local. No laboratório do CSI descobre-se que os peixes sofreram mutação e se tornaram hermafroditas, já no computador de Paulé encontrado uma carta destinada a mãe de Brian, onde ele explica que estava tentando salvar seu filho de ser tornar uma aberração e que a mutação estava associada à água contaminada com medicamentos, especificamente hormônios. (SERIES ONLINE, 2011)

                                       Figura 1: Cenas do episódio 4: Um caso fora do comum
Fonte: Tudo sobre CSI Las Vegas

            Ojovem Brianmorou a vida toda na mesma casa, trabalhava na estação de tratamento de águaem Verdant Glen e ajudava seu vizinhoPaul, a conseguir amostras para analisá-la, pois ambos acreditam que o abastecimento de água potável estava contaminado pelo reservatório de água servida construído há mais de 20 anos, para aproveitar essa água para limpeza de calçadas, lavagem de carros e descargas.(SERIES ONLINE, 2011)
            A população e as industrias daquela região de modo aleatório causaram a contaminação do esgoto comaltos níveis de hormônios. A água tratada não serviria para consumo apesar da empresa Verdant Glen responsável pelo tratamento afirma que era totalmente limpa, devido a problemas de planejamento o reservatórioestava com vazamentos de água servida, contaminando assim o lençol freático daquela região. (SERIES ONLINE, 2011)
            É comum a maioria das pessoas descartar de forma inadequada seus remédios, seja por seu prazo de validade ter expirado ou pelo termino do tratamento, dispensando-os em lixo doméstico ou esgoto sanitário (KALINKE; JUNIOR, 2014).Essa atitude   provoca a ocorrência ambiental de resíduos de medicamentos em águas de lençóis freáticos, águas de rios, as águas oceânicas e o solo que são contaminados  na maioria das vezes através das linhas de esgotos ou efluentes. (GIL, 2007).
Os resíduos farmacêuticos são responsáveis pela mutação que alguns organismos vem sofrendo ao longo dos anos, gerando alterações genéticas, denominado genotoxicidade. Os fármacos que mais geram danos ao ambiente são os antibióticos, hormônios e antidepressivos. Quando os medicamentos são descartados no meio ambiente entram na cadeia alimentar e os riscos são inesperados, por exemplo, os antibióticos transformam as bactérias em microorganismos mais resistentes, dificultando o seu tratamento.Oibuprofeno, que mesmo sendo um antiinflamatório não-esteroide, apresenta implicação sobre os microorganismos, os hormônios quando contaminam a água causam modificações hormonais em peixes e animais, contaminando o homem por meio da água e do alimento. (BRASIL, 2013)
            Diante do aumento do uso de medicamentos pela população brasileira nas últimas décadas,o Ministério da Saúde preocupado com o uso demasiado de medicamentos, criou o Comitê Nacional para o Uso Racional de Medicamento (Portaria n. 1555/07), que visa melhorar a qualidade e a segurança na utilização de medicamentos e que, segundo a Política Nacional de Medicamentos proposta, deve contar com a participação não só de pacientes, mas também de profissionais da saúde, de legisladores, do governo e da indústria e do comércio. (BORRELY et al., 2012)

REFERÊNCIAS

BORRELY, Sueli Ivone et al. Contaminação das águas por resíduos de medicamentos: ênfase ao cloridrato de fluoxetina. Mundo da Saúde, p. 556-563, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1555/07. Proposta de uma política pública de logística reversa de medicamentos, 2013.

GIL, Eric de S. CLASSIFICAÇÃO E RISCOS ASSOCIADOS AOS RESÍDUOS QUÍMICO–FARMACÊUTICOS. Revista Eletrônica de Farmácia, v. 2, n. 2, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário