quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ÁCIDO FÓLICO

Glaucia Lima de Oliveira


Olá pessoal? Nesta matéria iremos conhecer um pouco sobre o ácido fólico, ou comumente conhecido como vitamina B9.
Esta vitamina foi descoberta em 1941 por Mitchell, através de um fator extraído do fígado que correspondia aos tratamentos de anemia perniciosa.A anemia perniciosa é a deficiência de ácido fólico no organismo, que tem como consequência a formação dos glóbulos vermelho em tamanhos diferente, e devido a isto causa a ineficiência do mesmo. Este composto é recomendado em casos como anemia hemolítica, hemodiálise crônica, lactentes e Prost gastrectomia. Na figura 1 podemos ver alguns alimentos com percentuais desta vitamina.

Figura 1. Percentuais de ácido fólico em alguns alimentos.


Fonte: www.fsp.usp.br/~marlyac/vitaminaacidofolico.pdf

Dentro deste alimentos listados o mais rico em ácido fólico é o fígado animal que possui um vasto coquetel de nutriente e vitaminas e o menor e o pão de trigo branco e pode ser explicado devido ao seu preparo acontecer com farinha refina que possui poucos nutrientes e não tem fibra.
As doses diárias desta vitamina são de 0,2 mg em crianças e 0,4 mg em adultos e pode ser encontrado em alimentos como: carnes, verduras escuras, cereais, feijões e batatas.
É recomendado para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e também como redutor de substâncias toxicas presentes em nosso organismo.
Para mulheres gestantes é recomendo o uso nos primeiros meses de gestação, como um preventivo de doenças, como anencefalia(má formação do cérebro durante a gestação) e espinha bífida (má formação do sistema nervoso, caracterizado por uma abertura na coluna vertebral para o exterior ocasionado pelo não fechamento deste tubo neural).
Algumas pesquisas relatam que o consumo deste composto pode evitar a incidência de partos prematuros. Além disso o ácido fólico tem como função agir com a vitamina B12   na transformação e síntese de proteína, sendo necessário na formação de tecidos e glóbulos vermelhos.

Vamos a parte química

Como podemos observar na figura 2, o ácido fólico é um composto orgânico com várias funções orgânicas.


São elas: ácido carboxílico, aminas e amidas. Mas nesta matéria vamos falar sobre reações de adição em compostos orgânicos.
Para realizar o metabolismo das proteínas o folato presente no ácido fólico funciona como coenzima em diversas reações envolvendo transferência de carbonos. Esta reação é chamada de metilação.Metilação é a adição de um radical metil (-- CH3) a uma molécula orgânica.
Esta reação possibilita a influência do folato na reação de metilação que transforma a homocisteina em metionina, composto responsável na sínteses de substâncias que ocasionam a replicação do DNA.  O que pode ser visto na figura 3.

Figura 3. Esquema para demostrar a reação de metilação, com o ácido fólico no metabolismo das proteínas.



Na figura podemos observar que no composto da homocisteína existe uma ligação de enxofre com hidrogênio, e devido a presença do ácido fólico há uma reação de metilação, tendo como resultado a metionina, decorrente da ligação entre o enxofre e um grupo metila.

REFERENCIAS

        1-       BALUZ, K.; GRAÇAS, T.do C.;O papel do ácido fólico na prevenção e na terapêutica oncológica: revisão. Revista Brasileira de Cancerologia, V.4. 2002.
      2-       SANTOS, L.M.P.; PEREIRA, M.Z.; Efeito da Fortificação com Ácido Fólico na Reação dos Defeitos do Tubo Neural. Cad. Saúde Pública, V.23. Rio de Janeiro,2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário