quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O que significa dizer que a Água é um solvente universal?

Tatiane dos Santos Ferreira 

Olá amigos do QUIPIBID! O assunto de hoje é muito comum entre nós... A ÁGUA!
                  Que a água é indispensável para vida de todos os organismos vivos disso todos nós sabemos, mas e que ela é considerada um solvente universal?
                  Para entendermos a função da água como solvente primeiro vamos entender o que é um solvente.  O solvente, ou também chamado de dispersante, é uma substância que permite que o soluto se distribua e o dissolva em seu meio.
                  Considerando as condições físico-químicas do planeta, a água é a única substância que se apresenta nos três estados da matéria, ou seja: Líquido, Sólido e Gasoso.  Contudo é dificilmente encontrada pura, apenas H2O, normalmente estão presentes várias outras substâncias, por isso podemos considera-la um excelente solvente, pela sua facilidade em dissolver outras substâncias.
                  Em nosso dia a dia podemos listar vários tipos de soluções que a água atua como solvente, como por exemplo:

   ü  Água Sanitária: 
                            A água dissolve o hipoclorito de sódio que atua como soluto.



   ü  Soro Fisiológico:
O cloreto de sódio (soluto) é dissolvido em água.



Podemos citar uma série de outras soluções comuns do nosso cotidiano em que a água atua como solvente, como: água com açúcar e água do mar.       Um fenômenomuito recorrente sobre a água também é a solvatação que ocorre quando os íons estão cercados por moléculas de H2O.
Exemplo:
Quando adicionamos NaCl em água os íons Na+ Cl tendem a se dissociar, o Cl- atrai o H+ das moléculasda água enquanto o Na+ atrai o O-2, como temmuitas moléculas de água, a maioria delas serão atraídas cercando os íons, o que chamamos de Solvatação.




Referências:

MORTIMER, E. F. O significado das fórmulas químicas. Química Nova na Escola, n. 3, p. 19-21, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário