quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tensão Superficial da Água


Bolsista: LoysLaynne Rodrigues Sousa

          Olá pessoal, hoje iremos saber um pouco mais sobre a tensão superficial da água. Sabemos que a água é muito importante para todos os seres vivos, tanto a flora quanto a fauna sempre irá precisar dela para seu desenvolvimento, mas hoje iremos falar da água por outro ponto de vista.
         A água (H2O) é um composto formado por dois átomos de Hidrogênio (H) e um de Oxigênio (O).
Como demonstra a figura a seguir:        


      A tensão superficial é formada devido às Ligações de Hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela ligação do hidrogênio entre outro elemento altamente eletronegativo, como por exemplo, o Oxigênio, Flúor e Nitrogênio(O, F, N).


       No entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força de atração das moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre por que as moléculas que estão abaixo da superfície interagem com outras moléculas de água em diversas direções: pra frente, pra trás, pra cima, pra baixo, pra esquerda, pra direita e isso faz com que elas se atraem com a mesma força, já as moléculas que ficam na superfície da água não possuem moléculas acima delas, por tanto as ligações de hidrogênio se restringem somente as moléculas do lado e as abaixo formando assim uma “camada”chamada de tensão superficial como ilustrado na Figura 2 a.
        Devido à tensão superficial as moléculas de água são atraídas umas pelas outras, que permite que sobre a superfície da água se forme uma fina camada, cuja pressão interna é capaz de sustentar certa intensidade de força, por exemplo, sustentar um pequeno inseto em repouso. Como demonstra a figura 2b.


Figura 2: Tensão superficial da água e inseto sobre a água.

Alguns aditivos modificam fortemente a tensão superficial da água, o exemplo mais comum é o dos detergentes que diminui muito a tensão superficial da água em que são dissolvidos.

Exercícios:
       1)    Como é formada a tensão superficial da água?
       2)    Por que alguns insetos conseguem andar sobre a água sem se afundar?
      3)    Um inseto esta em repouso sobre a água devido à tensão superficial de um lago é jogado por uma indústria uma quantidade de detergente sobre essa água do lago, o que acontecerá com esse inseto?

Respostas:
       1)    A tensão superficial da água é formada pelas ligações de hidrogênio.
      2)    Devido à tensão superficial as moléculas de água são atraídas umas pelas outras em associação por pontes de hidrogênio, que permite que sobre a superfície da água se forme uma fina camada, capaz de sustentar um pequeno inseto em repouso.
       3)    O inseto irá se afundar, pois a tensão superficial da água diminui em contato com algumas substâncias como o detergente o inseto irá afundar.

Referências:

[1] FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário