sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tripofobia: medo de buracos

Maísa Bolentini


Você sabia que há pessoas que tem medo de buracos/perfurações? O número de pessoas que relatam esta fobia é crescente. Pode soar engraçado, mas os que possuem a tripofobia pode ter um ataque de pânico ao observar uma simples imagem de uma série de buracos. O nome dado é uma junção de fobia, que significa medo e tripo, que significa perfurar ou fazer buracos.
Segundo o site Trypophobia.com, a repulsa consiste em um tipo estranho de fobia que pode ser generalizada como um medo de padrões geométricos. Estamos falando especificamente de padrões criados pela natureza. Como exemplo os favos de mel, que são formados por repetidas formas geométricas.  Muitas pessoas portavam essa repulsão, porém ela não era tratada como uma fobia, tanto que este transtorno ainda não foi incluído no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, este manual é usado por profissionais da área da saúde mental que lista diferentes tipos de transtornos psicológicos e critérios para diagnosticá-los.
Para tentar compreender de onde provém o medo, dois cientistas da universidade deEssex localizada em Colchester, Inglaterra, basearam sua pesquisa nas imagens postadas no site da Trypophobia.com, e, a partir delas perceberam que a fobia não era exatamente dos buracos e sim, da associação que elas fazem entre os buracos e perigo. Segundo os cientistas Arnold Wilkins e Geoff Cole, o medo é influenciado por fatores culturais, pois as imagens se assemelham a vermes que geram inflamações a penetrar na pele, então essas imagens estimulam o alerta de perigo nas pessoas possuidoras dessa fobia, que resulta em reações incontroláveis.


De acordo com o site Trybophobia.com, os tripófobos sentem aversão a ‘agrupamentos de buracos na pele, carne, madeira, plantas, corais, esponjas, sementes e favos de mel’. Ainda na página, encontramos algumas reações que as pessoas portadoras dessa fobia podem apresentar, tal como: formigamento, tremedeira, náuseas, coceiras e suor repentino, em casos mais graves podem levar a crises de pânico. O tratamento mais indicado é a psicoterapia.
Vamos fazer um teste? Já sabemos do que se trata a tripofobia e quais são seus sintomas, agora vamos testa-lo a fim de saber se você é um tripófobo. A seguir você verá algumas imagens as quais são capazes de causar repulsa e outras reações ruins a quem possui essa fobia.Eu sou tripofóbica, imagine o quão agonizante foi escrever sobre tal assunto, as minhas reações são coceiras e arrepios intermináveis.

Figura 1: Canudinhos Coloridos



Figura 2: Chocolate aerado

Figura 3: Alhos

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

Tripofobia. Disponível em: <http://trypophobia.com/> Acesso em 08 de Novembro de 2015.
Tripofobia: Conheça o transtorno das pessoas que tem medo de buracos.Disponível em:<http://www.megacurioso.com.br/bizarro/41732-tripofobia-conheca-o-transtorno-das-pessoas-que-tem-medo-de-buracos.htm> Acesso em 08 de Novembro de 2015.










Nenhum comentário:

Postar um comentário