terça-feira, 3 de novembro de 2015

O que temos pra hoje? Sopa de legumes com frango desfiado

Bolsista: Erika Gusmão Rodrigues Batista.

Olá caro leitores!
            Como de costume, teremos receita nova em nosso blog. Mas antes de começar o nosso preparo, vamos conhecer um pouco sobre a sopa.  Não se sabe ao certo quando foi feita a primeira sopa, mas provavelmente foi feita na pré-história e ficou popular somente na Idade media. Mas a partir do século 16 se tornou mais sofisticada, assim como a nossa receita de hoje [1].
Abaixo os ingredientes que serão necessários, para a sopa são:
       ·         1 Peito de frango;
       ·         1 Chuchu,
       ·         1 cenoura;
       ·         3 batatas;
       ·         Cebola;
       ·         Alho, Cheiro verde, pimenta, sal e tempero instantâneo;
       ·         Agua.

Modo de preparo:
            Em uma panela de pressão coloque 300 ml de água. Leve ao fogo em seguida coloque o frango dentro da panela, tampe e aguarde por alguns minutos. Podemos observar que no momento em que fechamos à panela de pressão a quantidade de ar preso dentro é a mesma contida fora na atmosfera. Depois que a panela e a água contida dentro da mesma, começa a ficar aquecida a água entra em ebulição aumentando pressão dentro da panela. Vale lembrar que o cozimento do alimento, é feito antes da água contida na panela entrar em ebulição. Mas como acontece o cozimento? No momento em que a panela é aquecida o ar contido dentro da mesma se mistura com o vapor, aumentando a pressão e fazendo que o líquido dentro da panela demore a entrar em ebulição e o alimento cozinhe nesse intervalo, do aquecimento para a ebulição [2].


                Ao termino do cozimento do peito de frango, deixe esfriar e desfie com garfo conforme ilustrado abaixo:

Figura 1: Peito de frango desfiado


             
Em seguida, cortamos todas as verduras em cubos de tamanho médio. Logo após todos os alimentos preparados, colocamos uma colher de óleo em uma panela e aquecemos, depois colocamos a carne. Frite a carne por alguns segundos, acrescente as verduras e os temperos, deixando fritar por 3 minutos.
           Logo após os alimentos fritos, acrescente a agua. Podemos perceber que colocamos um pouco de água ela borbulha no primeiro contato com a panela, pois com a panela aquecida a agua evapora e volta a fritar novamente o alimento. Mas como queremos sopa, colocamos em media 500 ml de água ou ate cobrir todo o alimento na panela. Deixe os alimentos cozinhar por 30 minutos.
            Pode ser observado que o cozimento das verduras demorou um pouco, pois não foi colocado dentro da panela de pressão como foi realizado para o cozimento da carne. Logo após dos alimentos ficarem cozidos, já podemos servir quente.
 Então caros leitores até a próxima.
Bibliografia



Nenhum comentário:

Postar um comentário