terça-feira, 3 de novembro de 2015

EFEITO FLUORESCENTE

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha, que tal aprender a fazer em casa aquele efeito fluorescente que acontece nas roupas quando estamos na balada? É muito simples, continue lendo.


Figura 1: Fluorescência observada em maquiagem.
Fonte:<http://modafeminina.biz/unhas-decoradas/dicas-de-esmaltes-fluorescentes.>

Brilho no Escuro
Materiais:
     ·         2  béqueres
     ·         Um pouco de água
     ·         Um pouco de sabão em pó
     ·         Marcador de texto amarelo ou verde
     ·         Fita adesiva transparente
     ·         Caneta permanente (caneta para escrever em cd)
     ·         Celular com flash


Procedimento:

Preparação da luz negra:
    ·         Cortar cinco tiras de fita adesiva, e ir colando as sobre o flash do celular, cola-se a fita e em seguida pintá-la com o marcador permanente, fazer o mesmo processo com todas as fitas. A luz também pode ser adquirida em lojas de matérias de construção, lembrando que confeccioná-la em casa será uma alternativa mais barata.

Restante do processo:
    ·         Retirar o tubo de tinta do marcador de texto.
    ·         Colocar em um béquer o tubo de tinta mais água e extrair toda a tinta que contêm no mesmo, ate que a solução obtenha uma coloração forte.(figura 2)

Figura 2: Potes com soluções alaranjadas e verdes.
Fonte:http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Corantes+Fluorescentes&lang=3

    ·         No outro béquer preparar uma segunda solução com água e sabão em pó.

Figura 3: solução com sabão em pó e água, já iluminada pela luz negra.
Fonte: http://clube-ciencia.blogspot.com.br/2011/06/fig-ura-1.html
  • Apagar as luzes ou ir para um local escuro, ligar o flash do celular ou a lanterna e emitir luz sobre os dois béqueres com solução.
  • Observe o efeito.

Explicando o procedimento:                                            
O processo que ocorre é a fluorescência, que consiste na emissão de radiação quando um objeto ou solução recebe um feixe de luz, os elétrons passam do estado fundamental direto para o excitado, e deste, para o fundamental. A radiação é finalizada quando a emissão de luz cessa.
Um bom exemplo para contextualizar a fluorescência são as marcações de trânsito nas ruas, esmaltes, batons, roupas de guardas noturnos e roupas brancas que quando utilizadas em festas com luz negra emitem radiação devido ao sabão utilizado no processo de lavagem das mesmas.
A fluorescência esta diretamente relacionada com o modelo atômico de Bohr, que diz que para ocorrer uma transição eletrônica (processo em que o elétron passa do estado fundamental para um excitado de maior energia) é necessário que o mesmo receba uma determinada quantidade de energia, correspondente á diferença entre os níveis de energia inicial e final. Quando o átomo volta a sua orbita de menor energia o mesmo emite uma luz na forma de radiação eletromagnética.
Neste experimento foi utilizado tinta de marcador de texto e sabão em pó, mas podem ser utilizado vários outros materiais como água tônica, folhas verdes, casca de ovo marrom dentre outros.
Referencias:
PETILLO, Nery Ana Luiza. FERNANDEZ, Carmem. Fluorescência e estrutura atômica: Experimentos simples para abordar o tema.Química Nova na Escola. N° 19, Maio 2004.





Nenhum comentário:

Postar um comentário