segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sustentabilidade em Indústrias

Bolsistas: Luzia M. Santos e Natália Bruna S. Lourenço

Olá amigos leitores do blog, hoje vamos falar um pouco a respeito da Sustentabilidade em Indústrias.
Nos dias atuais muito se fala em sustentabilidade já que passamos por um período complicado em que existe uma crescente preocupação com recursos naturais. Desde então, as pessoas se atentaram, e em diversos campos de trabalho, empresas e indústrias inclusive as petroquímicas começam a buscar alternativas que diminuam o desgaste dos recursos naturais. Mas como uma indústria se torna sustentável?
A forma mais utilizada para deixar a indústria sustentável é, sem dúvida, a adoção de projetos sustentáveis com vistas na geração de produtos e subprodutos que possam substituir à petroquímica.
A busca por fontes renováveis crescem a cada dia, não somente no Brasil, mas como todo o planeta necessitam de fontes alternativas para produção de produtos de altos valores na indústria química, umas dessas fontes a serem utilizadas é o caju que pode que ser todo aproveitado, desde o fruto ao pedúnculo, veremos mais ao longo do texto.
Hoje vamos falar do LCC (líquido da casca da castanha), um subproduto do fruto do caju (nome cientifico Anacardium occidentale L). Muitos desconhecem, mas o fruto do caju na verdade é a castanha e não seu pedúnculo que possui variação de cores entre amarelo e vermelho (Figura 1).
                                            
Figura 1. Partes do caju.



Do cajueiro tudo se aproveita: suas folhas quando novas auxiliam na cicatrização de feridas; sua madeira é resistente utilizada na construção civil, fabricação de barcos entre outros. Do pedúnculo se extrai o suco que possui alto teor de vitamina C, maior até que o da laranja, além de conter niacina (vitamina do complexo B) e ferro, úteis para a indústria alimentícia.
A castanha é consumida como alimentação em quase todas as partes do mundo.  Do tronco se extrai uma substância vermelho escura utilizadapara colorir tecidos.
Do mesocarpo se retira o LCC (líquido da casca da castanha), é um produto de uso industrial e medicinal. É um líquido escuro, cáustico e inflamável, por isso em contato com a pele causa queimaduras. O LCC pode ser utilizado na fabricação de tintas, vernizes, isolantes elétricos, pigmentos, inseticidas e fungicidas e na confecção de lonas de freio de automóveis, entre outras utilidades. Composição química do LCC: Rico em lipídios fenólicos não-isoprênicos naturais: Ácido Anacárdico, Cardanol, Cardol, e o 2-Metilcardol, além de alguns componentes minoritários (Figura 2).

Figura 2. Estrutura dos lipídios fenólicos não isoprênicos.


Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422009000300017&script=sci_arttext

Os processos para obtenção do LCC são: extração a frio (prensas), extração por solvente e o térmico-mecânico. Neste processo se utiliza o próprio LCC para o aquecimento das castanhas. O cardanol e o cardol são obtidos pelo processo de descarboxilação do ácido anacárdico a altas temperaturas e esse processo deve ser feito porque o LCC natural causa explosões devido a formação de CO2 (gás carbônico), o que provoca o aumento de temperatura e a expansão do volume quando acondicionado em tambores. A descarboxilação elimina o CO2 em excesso.
A casca também é utilizada como combustível de caldeiras para geração de energia nas próprias indústrias de beneficiamento de castanhas.
Bom, esperamos que vocês tenham gostado da matéria. Até a próxima!

Referências
MAZZETTO Selma Elaine; Diego Lomonaco; Giuseppe Mele. Óleo da castanha de caju: oportunidades e desafios no contexto do desenvolvimento e sustentabilidade industrial. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S010040422009000300017&script=sci_arttext>
PAIVA, F. F. de A., GARRUTI, D. dos S.; SILVA NETO, R. M. da. Aproveitamento Industrial do Caju. Fortaleza: EMBRAPA-CNPAT/SEBRAE/CE, 2000, 88p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário