segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

QUÍMICA VERDE

Bolsista: Luzia M. dos Santos

          Olá amigos que acompanham as matérias do blog QUIPIBID! Hoje abordaremos o tema Química Verde. Acredito não ser novidade para vocês, mas quimicamente falando o que significa tal termo? Qual a importância dele para nossas vidas?
          O ambiente que nos cerca é envolvido por vários processos químicos, sejam eles de origens naturais, como o processo de fotossíntese, até os provocados pelo homem. Química sustentável ou Química Verde é definida como sendo “a criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente”. Com o crescimento da população mundial, a necessidade de oferecer produtos que facilitem o dia a dia do ser humano aumentou, e com esta demanda cresceu o número de produtos industrializados que de uma maneira ou de outra geram resíduos que são lançados no meio ambiente, sejam eles na forma de gases, sólidos ou líquidos, De forma intrínseca a Química Verde trata de recursos tecnológicos que possam viabilizar o uso e o consumo de reagentes químicos nos produtos.
         Mundialmente os conceitos fundamentais que norteiam a Química Verde começaram a ser definidos na última década do século XX. No Brasil, esses conceitos começaram recentemente por um grupo de Síntese Orgânica Limpa do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Pelotas (RS). Existem dozes princípios que regem a Química Verde, formulados pelos químicos Paul Anastas e John Warner, são eles: 1. Prevenção; 2. Economia de átomos; 3. Reações com compostos de menor toxicidade; 4. Desenvolvimentos de compostos seguros; 5. Diminuição do uso de solventes e auxiliares; 6. Eficiência energética; 7. Uso de substâncias renováveis; 8. Evitar a formação de derivados; 9. Catálise; 10. Desenvolvimento de compostos degradáveis; 11. Análise em tempo real para a prevenção da poluição e 12. Química segura para a prevenção de acidentes.

         De acordo com esses princípios, em especial o de nº 1, a prevenção é o melhor caminho para encontrar o equilíbrio entre a química e o meio ambiente. Percebe-se que o tema citado na matéria ainda é pouco divulgado nas escolas o que dificulta, cada vez mais a ideia da conscientização das pessoas quanto a importância do assunto. O ideal seria que professores começassem a fazer leituras com seus alunos sobre o tema, na tentativa de conscientizá-los da importância da química em nossa vida, e também de se buscar outras alternativas de produtos que causem menos destruição ao meio ambiente.
O que não se deve fazer é fechar os olhos diante da nossa realidade, pois, a cada dia que passa nos deparamos com uma infinidade de produtos que de alguma forma contém componentes químicos, e que na maioria das vezes são descartados sem o devido cuidado. A figura abaixo aponta quatro pontos importantes na indústria química, que são: 1.limpeza ao se produzir; 2. Segurança na fabricação dos produtos; 3. Economia na utilização de átomos e reagentes e 4. Praticidade na utilização e descartes. 

Figura 1: Quatro pontos importantes na indústria química
Fonte: http://quimicaverde2ete.blogspot.com.br/

Até a próxima matéria e lembrem-se: “Se você quer ver um mundo transformado, comece transformando o dia de hoje em algo produtivo e sustentável”.

Referências
PRADO, A. G. S. Química Verde, os desafios da Química do novo milênioQuím. Nova, v. 26, n. 5, pp.738-744, 2003.

SILVA, F. M. da; JUNIOR, J. J.; LACERDA, P. S. B. De. Desenvolvimento sustentável e Química verde. Quím. Nova, v. 28, n. 1, pp. 103-110, 2005.

BAIRD, C.; CANN, M. Química Ambiental, 4ª ed.- Porto Alegre. Bookman, 2011. p. 26-30

CORRÊA, A. G.; ZUIN, V. G. Química Verde Fundamentos e aplicações. Vol. 1, São Carlos, Edufscar, 2009. P. 9-19.


Nenhum comentário:

Postar um comentário