segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

HISTÓRIA DA QUÍMICA

Bolsista: Karla Matias

Caros leitores, todos nós sabemos que a química está presente em tudo. Que tal então, conhecer mais um pouco sobre a sua origem? Saber como foi a primeira descoberta química? Vamos lá?!
O início de tudo.
O princípio da química começa, segundo antropólogos, com o princípio do homem na Terra. A primeira descoberta química foi o fogo, tendo uma grande importância para a sobrevivência humana, pois a partir dele o homem já conseguia cozinhar seus alimentos e obtinha uma fonte de luz para aquecer e se proteger dos animais selvagens.
Algum tempo depois...
Observou-se que a cozinha era o primeiro laboratório de química, já que nela eram conservados os alimentos através do cozimento. Foi na cozinha que os chineses descobriram a pólvora negra, durante o século X na Dinastia Han. A descoberta foi feita por acidente, já que os alquimistas da época tentavam encontrar o elixir da longa vida.
A metalurgia
A metalurgia, um dos principais processos de transformação, começou com o descobrimento do cobre. Depois, por experimentação ou como resultado de misturas acidentais se descobriu que as propriedades mecânicas do mesmo podiam ser melhoradas em suas ligas de metais.

A cerâmica
Outro campo de desenvolvimento que acompanhou o homem desde a Antiguidade até o laboratório moderno é a cerâmica. Suas origens datam da pré-história, quando o homem descobriu que os recipientes feitos de argila mudavam suas características mecânicas e incrementavam sua resistência frente à água, caso fossem esquentados no fogo.
Relacionado com o desenvolvimento da cerâmica está o desenvolvimento do vidro, a partir do quartzo e do carbonato de sódio ou de potássio. Seu desenvolvimento igualmente começou no Antigo Egito e foi aperfeiçoado pelos romanos.
A química como ciência
O filósofo grego Aristóteles pensava que as substâncias eram formadas por quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Paralelamente, discorria outra teoria: o atomismo, na qual postulava que a matéria era formada por átomos, partículas indivisíveis que se podiam considerar a unidade mínima da matéria. Esta teoria, proposta pelo filósofo grego Demócrito de Abdera não foi popular na cultura ocidental dado o peso das obras de Aristóteles na Europa. No entanto, tinha seguidores (entre eles Lucrécio) e a ideia ficou presente até o princípio da Idade Moderna.

Espero ter contribuído no aprendizado de vocês! Até a próxima matéria!

Referencias

Cerâmica. InfoEscola. Disponível em: < http://www.abceram.org.br/site/ http://www.anfacer.org.br/site/default.aspx?idConteudo=157&n=Hist%C3%B3ria-da-Cer%C3%A2mica> Acesso em: 11/12/2015

Historia de Tudo. A origem das coisas, a história das invenções, curiosidades e pesquisas escolares. Disponível em: <http://www.historiadetudo.com/quimica> Acesso em: 11/12/2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário