segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Prêmio Nobel de Química

Bolsista: Karla Soares Matias

Olá caros leitores, hoje iremos falar sobre alguns Cientistas ganhadores do prêmio Nobel de química, mostrando suas trajetórias.
Svante August Arrhenius

Para começar vamos citar o Svante August Arrhenius, físico, matemático e químico sueco, nascido no condado de Wijk, (1859-1927), criador da teoria da dissociação eletrolítica. Sua conclusão era que os eletrólitos em solução dissociavam-se em partículas carregadas eletricamente e que a soma das cargas positivas e negativas era igual, sendo a solução, portanto, eletricamente neutra. Essas partículas carregadas, denominadas ânions, quando negativas, e cátions, quando positivas, se formavam a partir das estruturas químicas das substâncias solubilizadas. Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1903) por sua teoria da dissociação eletrolítica e foi diretor do Instituto de Físico-Química da Fundação Nobel (1905-1927).
Friedrich Wilhelm Adolf von Bayer

Outra figura importante foi Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Bayer, químico e professor alemão, nascido em Berlim (1835-1917), ganhador do Prêmio Nobel de Química (1905) em reconhecimento por suas contribuições para o avanço da química orgânica e da indústria química, e por suas pesquisas com corantes e compostos hidroaromáticos orgânicos. Estudou física e matemática na Universidade de Berlim (1853-1855), mas não se graduou, deixando a instituição por causa de seu interesse em química Publicou um trabalho sobre cloreto de metila (1857) e foi trabalhar no laboratório particular de Friedrich Kekulé von Stradonitz (1829-1896), onde iniciou para valer toda sua brilhante carreira de cientista.
Nelson Ernest Rutherford

 Um cientista bem conhecido em nosso meio que também foi premiado é, Nelson Ernest Rutherford, Físico neo-zelandês nascido em Spring Grove, na Nova Zelândia, (1871 - 1937) cujas maiores contribuições foram as pesquisas sobre radiatividade e teoria nuclear, lançando as bases para o desenvolvimento da física nuclear com sua teoria sobre a estrutura atômica. Durante três anos estudou os recém-descobertos raios X e o fenômeno da radioatividade do urânio e descobriu o processo de detecção magnética das ondas eletromagnéticas (1896). Mudando-se para o Canadá, assumiu a cátedra de física na Universidade McGill (1898), em Montreal, onde pesquisando radiatividade, descobriu as partículas alfa e beta. Em colaboração com o inglês Frederick Soddy, conceituou as famílias radiativas (1890), estabelecendo as leis das transições radioativas das séries do rádio, do tório e do actínio, concluindo que os átomos de substâncias radiativas dividem-se espontaneamente (1903). Recebeu o Prêmio Nobel de Química (1908) criando um método para calcular a energia liberada nas transformações radiativas.
Melvin Calvin

Melvin Calvin (1911-1997) Foi químico estadunidense nascido em St. Paul, Minnesota, pesquisador em carbono-14 e cromatografia na University of California em Berkeley, Calvin recebeu o Prêmio Nobel de Química (1961) pela descoberta do ciclo de Calvin, redução do carbono que ocorre no estroma dos cloroplastos.
Marie Curie

Marie Curie, (1867 – 1934) componente de uma família que levou cinco prêmios Nobel de Física e Química, foi primeira mulher a ganhar o prêmio, em 1903. Naquele ano ela foi reconhecida, ao lado de seu marido e outro cientista, Pierre Curie, pela sua pesquisa no campo da radiação. Em 1911, ela se tornou a primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel, quando levou para casa o reconhecimento pela sua descoberta e pesquisa sobre dois novos elementos químicos: o rádio e polônio.
Albert Einstein

E claro, não poderíamos esquecer-nos do mais conhecido e comentado cientista Albert Einstein, nascido na Alemanha no ano de 1879. Ele foi físico e matemático e até hoje é conhecido pela sua genialidade. Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Esta foi apresentada por ele no ano de 1905, sendo reapresentada com mais informações no ano de 1915. A partir daí, soube-se que era possível criar uma potente arma nuclear. Em 1921, esta notável figura recebeu o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico. 
Estes são alguns de muitos cientistas premiados, lembrando que há vários outros cientistas de grande importância para química, e que irei trazer aos poucos para vocês.
Até a próxima matéria meus queridos! Abraços.

Referências
Nobelprize.org, The Official Web Site Of The Nobel Prize. Disponível em: http://www.nobelprize.org/ Acessado no dia 26 de Janeiro de 2016.

Uol Educação. Biografias. Disponível em: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ SvanteAA.html. Acessado no dia 27 de Janeiro de 2016.

2 comentários: