segunda-feira, 7 de março de 2016

Bingo Orgânico

Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes
Olá caro leitores!
            O jogo Bingo Orgânico tem como objetivo proporcionar ao aluno o ensino de funções orgânicas. Trata-se de uma ferramenta de ensino, no qual o aluno desperta um grande interesse em aprender química de forma eficaz e interativa. Bingo Orgânico é um jogo baseado no jogo de bingo tradicional (ilustrado na Figura 1).
Figura 1: Jogo Bingo Orgânico
Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html
CRIAÇÃO DO JOGO
            A elaboração desse jogo foi baseada nas regras do jogo bingo tradicional. O Bingo Orgânico possui 50 cartelas contendo a fórmula estrutural de uma das funções orgânicas que se enquadram os: hidrocarboneto, álcool, fenol, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster, éter, haleto orgânico, amina, amida, nitrocomposto e compostos sulfurados e sua aplicação no cotidiano, um globo, 39 bolinhas com nomes de funções orgânicas e uma folha de isopor para organizar a ordem de saída das bolinhas.

            As cartas são distribuídas de acordo com os números de alunos presentes em sala. O professor é o responsável para retirar as bolinhas do globo contendo os grupos funcionais e pronunciar o nome de cada função orgânica. O aluno vencedor é aquele que consegue preencher toda a cartela primeira.
Figura 2: Exemplo de cartela
  Fonte: Fonte: http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html
Obs:. Este jogo foi proposto por QUEIROZ.

TEORIA ENVOLVIDA NO JOGO
            Segundo Peruzzo (2006), compostos orgânicos são os compostos que contêm carbono, sejam ou não produzidos por organismos vivos. Ou seja, a química orgânica é um ramo da química, com vastas aplicações no cotidiano. Por exemplo: os combustíveis, medicamentos, plásticos e entre outros.
            Para um melhor aprendizado, os compostos orgânicos são divididos em classes ou grupos funcionais, de acordo com suas propriedades. Por exemplo, os hidrocarbonetos correspondem á mais simples dela e sua propriedade é que os compostos são formados somente por Carbono e Hidrogênio (ANTUNES, 2013).
REFERÊNCIAS
            Ventura de Queiroz, B.; Aquino Lima Brandão, E.; Basílio Almeida Fechine, P.  Uma proposta lúdica para o aprendizado de Funções Orgânicas no ensino médio. Disponível em: < http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/51-12993.html> Acessado em 02 de dezembro de 2015.
 Miragaia Peruzzo, F. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 09 a 12. 
Tissoni Antunes, M. Ser protagonista: química, 3°ano: ensino médio. 2° ed. São Paulo: SM, 2013. p 12 a 24.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário