quarta-feira, 9 de março de 2016

Polímeros e o Meio Ambiente

Bolsista: Luzia M. Santos

Olá amigos leitores do blog, tudo bem com vocês? Nesta matéria de hoje vamos falar de um assunto que está presente no dia a dia de todos. Vamos falar de polímeros, mas, o que é polímero? O nome é de origem grega, poli (significa “muitos”) e meros (“partes”). É um composto molecular que se distingue pela sua elevada massa molar, e por apresentar muitas unidades repetitivas, as propriedades físicas dessa macromolécula difere muito de uma molécula pequena. Os polímeros podem ser divididos em naturais e sintéticos, entre os naturais estão as proteínas, os ácidos nucléicos, a celulose (polissacarídeos) e a borracha (poli-isopreno). Entre os sintéticos destacamos o polipropileno (PP), o poli tereftalato de etileno (PET), o polietileno (PE), o poli cloreto de vinila (PVC) e o Nylon.  (CHANG, 2010, p.717).
              Essas macromoléculas são caracterizadas por seu tamanho, sua estrutura química e interações intra e intermoleculares. Possuem unidades químicas que são unidas por ligações covalentes, que se repetem ao longo da cadeia. ( SPINACÉ, DE PAOLI, 2003). A unidade repetidora de um polímero é chamada de monômero. Abaixo a estrutura do polipropileno onde o monômero constituidor da estrutura é o propileno, utilizado na fabricação de fibras e moldados por ter boa resistência.

Figura 1: Reação de polimerização do propileno.
 
 
 
 
          Mas, como será que é realizado o processo de decomposição de materiais compostos por polímeros? Sabendo que são compostos de difícil degradação, qual seria a melhor e mais correta forma de descarta-los? Os polímeros podem ser classificados como termoplásticos que sofrem um processo de fundição com o aumento de temperatura e podem ser recicláveis; e os termofixos, que possuem alta resistência ao calor e quando são degradados não podem ser reaproveitados ou remodelados.
            Dentre os objetos feitos a partir de polímeros podemos destacar que os mais utilizados são descartáveis. De acordo com a ABIQUIM, (Associação Brasileira da Indústria Química) dentre os polímeros reciclados estão os PETs, PE e PP. Os polímeros causam grande impacto ambiental quando não reciclados. Alguns levam séculos para se degradar e infelizmente é comum encontrarmos garrafas PETS jogadas em rios, ruas e lixões que ainda hoje se faz presente nas cidades, e a reciclagem destes objetos torna-se necessária para diminuir o impacto ambiental. Na figura 2 abaixo podemos observar o quão grande é o volume de lixo jogado nos rios.
Figura 2: rio totalmente poluído por garrafas pets e outros detritos.
Fonte: disponível em http://iaritalittlewings.blogspot.com.br/2011/07/poluicao-dos-rios-e-lagos-das-cidades.html

 
            Os polímeros são considerados os maiores causadores de impacto ambiental, pois esse material pode levar séculos para se degradar, a melhor solução para eles é a reciclagem e para isso faz-se necessário que cada cidadão contribua com o descarte correto, já que é quase impossível viver sem eles.
Pois bem galera, fica a dica para todos, vamos fazer a separação do lixo que produzimos em nossas casas fazendo o descarte correto, pois só assim poderemos contribuir com a preservação da natureza.

 
 
Referência

CARAM, R. Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos. Disponível em:<

https://www.passeidireto.com/arquivo/.../8-materiais-polimericos-grad>. Acesso em 24 de fevereiro de 2016.

CHANG, R. Química Geral: Conceitos Essenciais, 4ª ed.- Porto Alegre. AMGH, 2010. P. 717-720.
 
 SPINACÉ, M. A. Da S.; DE PAOLI, M. A. A Tecnologia da Reciclagem de Polímeros. The Technology of Polymer Recycling – Scielo. 2003. Campinas – SP. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000100014>  Acesso 24 de fevereiro de 2016.
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário