quinta-feira, 10 de março de 2016

Nomenclatura dos Álcoois

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa
             Os álcoois são compostos orgânicos que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado, e sua nomenclatura oficial de acordo com a IUPAC é representada da mesma forma da nomenclatura dos Hidrocarbonetos somente mudando a terminação e colocando-a de acordo com a terminação dos álcoois que é (ol). O etanol é certamente um dos álcoois mais conhecidos, sendo usado, por exemplo, como fonte de energética em substituição dos combustíveis fósseis derivados do petróleo[1]. A cadeia pode conter instaurações, desde que a hidroxila esteja ligada diretamente ao um carbono saturado. 
             Para nomear os álcoois vamos usar a mesma regra aplicada aos hidrocarbonetos, que é a utilização do:
Prefixo + infixo + sufixo
              De acordo com a tabela 1 podemos compreender melhor a aplicação desses três fragmentos:
Tabela 1: Nomenclatura dos álcoois

           Ou seja, o prefixo indica os números de carbonos presentem em uma cadeia, o infixo indica o tipo de ligação e o sufixo indica a terminação dos álcoois.
Exemplo:
H3C – OH 
            Para nomear essa cadeia devemos contar o número de carbono, depois olhar o tipo de ligação e por fim colocar a terminação dos álcoois. Portanto o nome correto da cadeia é Metanol ou álcool metílico.
            Observando esse caso, o grupo OH teve só uma opção de ligação, portanto, não foi preciso enumerar a cadeia, observe esse outro caso onde é preciso enumerar a cadeia.
Exemplo:
           Para nomear essa cadeia é preciso contar os carbonos e também enumerar a cadeia. É sempre importante lembrar de deve-se enumerar a cadeia de acordo com o lado mais próximo da hidroxila.
            A cadeia possui 4 carbonos e a hidroxila está ligada no carbono 2, a cadeia possui somente ligações simples e a terminação é ol devido a presença da hidroxila. Portanto o nome é butan-2-ol
           De acordo com essas informações vamos resolver alguns exercícios para melhor fixação do conteúdo.
 
Atividades:
    1-           De acordo com o que foi estudado a cima, nomeie as seguintes cadeias carbônicas:
     a)           H3C ―  CH2 ― OH
     b)                       OH
                           |
             H3C — CH —CH3
     c)          OH
                   |
     H3C — CH — CH2 — CH3
     2-           Sobre o etanol que é um dos álcoois mais conhecidos, marque a alternativa correta:
     a)           O etanol possui cadeia carbônica insaturada.
      b)           Não é um composto orgânico.
     c)            Possui quatro carbonos em sua cadeia.
     d)           É insolúvel em água.
     e)           É utilizado para substituir combustíveis derivado do petróleo.
Respostas:
     1-a) Para nomear esse composto começaremos contando o número de carbonos que é um total de 2 logo depois observamos o tipo de ligação presente na cadeia e por fim colocamos a terminação dos álcoois. O nome correto para a cadeia é Etanol.
     b) Essa cadeia possui 3 carbonos e a hidroxila está ligada no carbono 2, as ligações são simples e a terminação é ol. O nome da cadeia é propan-2-ol.
     c) Esse composto possui 4 carbonos em sua cadeia principal e somente ligações simples a hidroxila está ligada no carbono 2 e a terminação é ol. Logo o nome do composto é butan-2-ol.
     2- O etanol é um composto orgânico que possui 2 carbonos em sua cadeia principal é solúvel em água e ultimamente está sendo utilizado para substituir os combustíveis derivados do petróleo como a gasolina. A resposta correta é a letra “e”.
Referências:
[1]GARCIA, Cleverson Fernando, LUCAS, Esther Maria Ferreira, BINATTI, Idelfonso. Química orgânica: estruturas e propriedades. 1. ed- Porto Alegre: Bookman 2015.
 
    
 
 
    
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário