domingo, 6 de março de 2016

Linguiça Defumada

Bolsista: Erika Gusmão Rodrigues Batista
Olá Queridos Leitores do Blog! 
            Hoje teremos uma receitinha diferente e deliciosa aqui no blog. Para a realização de alguns pratos a linguiça defumada sempre deixa o alimento ainda mais saboroso, então pensando nas deliciam realizadas na cozinha. Hoje iremos aprender como defumar as linguiças e quais os processos químicos que ocorre no momento do preparo da mesma.
            O surgimento da linguiça de algumas carnes veio a partir das necessidades da conservação dos alimentos. Antes do procedimento de conservação era realizada a base de sal, mas logo depois de algum tempo foi descoberto pelos Europeus que a linguiça defumada além de deixar com mais cor, sabor muito bom e durabilidade do produto era ainda maior.
            Modo de Fazer:
Ingredientes:
 
6 kg de Pernil Dianteiro
6 colheres de sopa de Tempero caseiro (Alho, sal e pimenta)
2 Maços de Cebolinha
12 pimentas cumari (sem semente)
12 pimentas biquinho

Como fazer a linguiça
 
Corte ou moa (em pedaços grandes 1,5cm) todo o pernil dianteiro.  Tempere a carne com o tempero, a cebolinha picada e as pimentas socadas em pilão. Quando tiver temperada, frite a quantidade de uma colher de sopa para corrigir o sal e tempero.
Leve à geladeira por 2 horas.
Encha as tripas de porco com a carne temperada.
            Os processos de defumação iremos utilizar a fumaça então deixe as linguiças penduradas logo acima do fogão à lenha (fica com o sabor mais natural) ou use seu defumador.  O processo de defumação dura em média no fogão à lenha de 4 a 6 horas já no defumador, até 2 horas.
 
Para fazer a fumaça é necessário que:
Consiste em submeter o alimento a um processo de cura e exposição à fumaça proveniente da queima de serragem umedecida, onde os agentes conservantes provenientes da queima da madeira agregam sabor característico e aumentam o tempo de conservação do alimento.
            No momento que o alimento recebe toda a fumaça fazendo com o mesmo passe por um processo de desidratação perdendo toda a presença de umidade/agua fazendo com que a ocorra morte dos microrganismos de decomposição presentes no alimento. Esse procedimento de desidratação deixa a linguiça muito saborosa, podendo ser utilizado em vários cardápios.
Caro leitores até a próxima.
 
Referências Bibliográficas
 
           
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário