quinta-feira, 3 de março de 2016

Osmose e as alfaces

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá Galerinha do blog, nesta matéria vamos conhecer mais sobre o processo de osmose e onde ele está presente em nosso dia-a-dia. Você já parou para pensar o que ocorre com a folha de alface quando ela murcha ao colocarmos sal? Se quiser descobrir o porquê desse acontecimento é só continuar lendo....

Figura 1: pés de alface
Fonte: <http://blogterrapreta.blogspot.com.br/2010/11/saude-que-vem-da-terra-plante-seus.html>


Osmose em folha de Alface
Materiais:
        ·         Folhas frescas de alface
  ·         Água
  ·         Um prato
  ·         Geladeira
Procedimento Experimental:
·         Colocar uma folha de alface na geladeira até que fique murcha (desidratada) esse procedimento durará cerca de 1 dia.(figura 2)
Figura 2: Folha de alface murcha
Fonte: http:<//www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/praticas/osmose_alface.pdf>
·         Colocar a folha murcha em um prato com um pouco de água, aguardar aproximadamente 3 horas
Explicando o procedimento:
Quando a folha de alface entra em contato com o ar frio e seco da geladeira a mesma se desidrata, ou seja, perde água.
Ao colocar a folha desidratada em contato com água durante algum tempo, ocorrerá a passagem de água para o interior das células da folha, que é um meio com maior concentração de solutos do que a água.(figura 3)
Figura 3: Alface imersa em água
Esse processo se caracteriza como osmose, que é a passagem de solutos de um meio mais concentrado para um mais diluído. Esse mesmo processo ocorre quando adicionamos tempero a folha de alface, e depois de algum tempo a mesma murcha, nesse caso o sal que é a parte de maior concentração suga a água que está nas células da alface fazendo com que a mesma se desidrate.
Quando se joga sal em sapos e caramujos ocorre um processo de osmose, onde o sal que é a parte mais concentrada irá retirar água das células desses insetos, fazendo com que eles se desidratem e morram.
Referências:
ROSSI-RODRIGUES, Bianca Caroline et al. OSMOSE EM FOLHA DE ALFACE.  Disponível em: http://www.biologia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/praticas/osmose_alface.pdf. Acesso em: 10/12/2015
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário