quinta-feira, 3 de março de 2016

Dominó dos Plásticos

Bolsista: Karla Nara Da Costa Abrantes

Olá pessoal, o jogo dessa semana é um dominó (ilustrado na Figura 1). O principal objetivo desse jogo é abordagem do conteúdo polímeros, visando inserir a questão da reciclagem. O tema escolhido foi o plástico uma vez, que estar presente no cotidiano do aluno. Além disso, questionar a problemática do lixo na sociedade, buscando alternativas para minimizar esses impactos.
Figura 1: Peças do Dominó dos Plásticos
Fonte: http://docslide.com.br/documents/jogo-didatico-polimeros.html
CRIAÇÃO DO JOGO
            A elaboração desse jogo foi baseada nas regras do jogo dominó tradicional, porém utilizando a simbologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utilizadas para classificação e separação de materiais plásticos num processo de reciclagem.

            O dominó possui 28 peças havendo o mesmo número de peças do original, sendo elas desenvolvidas com códigos que variam de 1 a 7 como demostra na Figura 2, e cada número representa uma determinada classificação, como por exemplo, no número 1, ele engloba plásticos produzidos por politereftalato de etileno. E outras peças com vários tipos de plásticos. Esse jogo proporciona ao aluno a aprendizagem da composição dos plásticos, como realiza a separação das matérias para a reciclagem, e entre outros.
Figura 2: Simbologia
Obs.: Este jogo foi proposto por BARROS.
SUGESTÃO DE APLICAÇÃO
O Dominó dos Plásticos é um jogo que deve ser aplicado dentro de sala de aula para dinamizar o processo de aprendizagem no conteúdo de polímeros. Esse jogo pode ser aplicado na 3° etapa do ensino médio, visando um método de avaliação ou de aprendizagem. O jogo desperta o interesse do aluno em aprender, além disso, a interação do trabalho em grupo.
TEORIA ENVOLVIDA NO JOGO
Segundo USBERCO, algumas moléculas chamadas de monômeros podem ligar entre si originando macromoléculas intitulada de polímeros (do grego poli = muitos + meros = partes), isso acontece por meio de uma reação de polimerização. Vários polímeros podem ser encontrados na natureza como, por exemplo, a celulose e o látex. Além disso, podem ser criados os polímeros sintéticos fazendo uma copia dos polímeros naturais.
Os polímeros sintéticos são divididos em algumas classes sendo elas: polímeros por adição, copolímeros e polímeros de condensação.  Os polímeros por adição são obtidos pela soma de pequenas moléculas (monômero), que devem ser iguais entre si, mas na sua estrutura deve haver no mínimo uma ligação dupla, no qual com a polimerização haverá ruptura dessa ligação, formando compostos com ligações simples. Já os polímeros copolímeros são obtidos a partir de monômeros diferentes. O polímero de condensação e obtido a partir de dois monômeros diferentes, porém, no final da reação ele elimina uma substância simples, geralmente a água.
REFERÊNCIAS
BARROS, P. Michele. SILVA, C. Silveira. Souza, A.C. Souza. DANTAS, D. Jerônimo.  Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Química: Dominó dos Plásticos. Disponível em: http://docslide.com.br/documents/jogo-didatico-polimeros.html> Acessado em 01 de novembro de 2015.
USBERCO, João. Química- volume único. 5° ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p 119 a 125.
FELTRE, Ricardo. Química. 6° ed. São Paulo: Moderna, 2004. p 379 a 384.
 
 
           
 
 

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