quinta-feira, 3 de março de 2016

A hidrólise dos sais – ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva 

Olá pessoal do blog!

Vocês já pararam pra pensar porque o sal de cozinha é neutro? Será que todos os sais existentes são assim? Vamos aprender, pois, o conteúdo de hoje é hidrólise salina! A hidrólise dos sais é uma das mais variadas reações químicas, é muito importante no estudo de pH dos sais e de como determinadas substâncias se comportam em meios aquosos.

Figura 1: Diferentes tipos de sais
Então, pessoal, o que é a hidrólise salina?
A hidrólise salina é a reação entre um sal e a água, podendo provocar alterações de pH na solução final. Ocorre com sais em que um dos íons é proveniente de pelo menos uma espécie química fraca, seja ela um ácido ou uma base, ou seja, ocorre com cátions de bases fracas e ânions de ácidos fracos. Quando o cátion de base fraca sofre hidrólise, temos um sal ácido! E também, quando um ânion de ácido fraco sobre hidrólise, temos um sal básico!

 
 
O que temos que saber é: Não há hidrólise de sal formado pela neutralização de um ácido forte e uma base forte! Nesse caso, o sal possui pH neutro, ele não é nem ácido nem básico.
Por exemplo, o NaCl, nosso sal de cozinha, é um sal neutro, pois veio da neutralização do hidróxido de sódio, NaOH, e do ácido clorídrico, HCl. Percebe que quando ingerimos este sal não sentimos nenhum gosto “estranho”? Porque ele é neutro! Vamos à questão?
A figura abaixo apresenta uma questão abordada no Exame de 2013!  Os tópicos envolvidos compreendem reações químicas, classificação de óxidos e hidrólise salina, todos contextualizados pelo enunciado. Nota-se a importância de conhecimentos adquiridos anteriormente, por isso, é sempre bom estar praticando! Veja:
Figura 2: Questão 69 / Prova azul / ENEM 2013
A questão traz uma equação química que acidifica o meio, devido ao grau de acidez do ácido sulfúrico, H2SO4, portanto, é necessária a adição de um produto que controle o baixo pH da solução final, ou seja, é preciso que adicionemos uma base forte para a efetiva neutralização. Mas como identificar se as alternativas não apresentam base alguma? Pelo conceito de hidrólise salina!
Primeiramente, veja que as opções nos mostram dois óxidos! Porém, nota-se que eles, CO2 e SO2 são óxidos ácidos, pois reagem com a água e se transformam em ácidos, logo, acidificam mais ainda o meio em que são colocados e não são uma boa escolha. As opções restantes são os sais: NaS, Sulfeto de sódio; NH4Cl, Cloreto de Amônio e CaCO3. Agora temos que identificar quais são sais básicos, afim de neutralizar a acidez do meio. Note:
NaS – Sal proveniente da reação entre NaOH (base forte) e H2S (ácido fraco). Ocorre hidrólise e a solução final é básica!
NH4Cl – Sal proveniente da reação entre NH4OH (base fraca) e HCl (ácido forte). Ocorre hidrólise e o meio resultante é ácido!
CaCO3 – Sal proveniente da reação entre Ca(OH)2 (base forte) e H2CO3 (ácido fraco). Ocorre hidrólise e a solução final é básica!
Veja que encontramos duas possíveis respostas: NaS e CaCO3! Temos que analisar as vantagens e desvantagens de cada sal para a adição na solução.
·         O NaS, é um sal básico que neutraliza o meio com H2SO4 e forma H2S, um ácido fraco, porém, altamente tóxico e inflamável!
·         O CaCO3, também neutraliza o meio, mas, em contrapartida não produz ácidos perigosos, uma vez que, este é encontrado na água das chuvas e não provoca efeitos prejudiciais ou tóxicos ao meio ambiente.
Encontramos a resposta ideal: O carbonato de cálcio é a melhor opção para a neutralização das soluções ácidas da mineração, como consta na questão do ENEM.
Gabarito: Letra E.
Pode parecer um conteúdo complicado, mas com muito estudo e prática de exercícios tudo se torna mais fácil, é só ter vontade! Boa preparação, pessoal. Até a próxima!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário