quarta-feira, 2 de março de 2016

Nomenclatura de Hidrocarbonetos


Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Os Hidrocarbonetos são estudados na química orgânica, ou seja, são compostos orgânicos formados unicamente por carbono e hidrogênio, constituem uma classe muito numerosa e importante. A nomenclatura é dada de acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

Como é grande a variedade de hidrocarbonetos, precisamos de um método lógico para nomeá-los (regras), seguindo as regras, o nome de um composto é formado unindo três fragmentos, que são os:

Prefixo + infixo + sufixo

Para melhor compreensão observe a Tabela 1 abaixo explicando detalhadamente o que é cada um desses três fragmentos:

Tabela 1: Nomenclatura de Hidrocarbonetos.
 
            Podemos concluir então que o prefixo indica o número de carbonos presentes na cadeia, o infixo indica o tipo de ligação presente entre os carbonos e o sufixo é a terminação que índica que são hidrocarbonetos.
Vamos nomear uma cadeia de hidrocarbonetos:
CH3 – CH2 – CH2 – CH3
Começamos contando o número de carbonos, são 4 ao total, ou seja, o prefixo é (But), agora iremos ver o tipo de ligação, há somente ligações simples o infixo será (an), e o sufixo é (o) pois é um hidrocarboneto. Ao final termos o nome Butano.
Além das ligações simples, ligações duplas e triplas em uma cadeia de hidrocarbonetos, há também as ramificações e as cadeias fechadas que tem o ciclo adicionado ao nome da cadeia, vamos ver um exemplo de hidrocarbonetos de cadeia fechada:
 
 
 
 
 
Para nomear essa cadeia devemos usar as informações contidas na Tabela 1.
Contamos o número de carbono presentes na cadeia, logo após o vemos os tipos de ligação e por fim colocamos a terminação referente aos hidrocarbonetos. O nome do composto é Ciclo Butano, pois é uma cadeia fechada.
Para nomear as ramificações e as duplas ou triplas ligações usaremos números para identificar em qual lugar da cadeia estes estão presentes.
Por exemplo:
Nessa cadeia há uma ramificação e uma ligação dupla. Para nomear devemos contar a quantidade de carbonos presentes e identificar aonde está a dupla ligação e aonde está a ramificação. Ao total são 4 carbonos em linha reta e uma ramificação no segundo carbono. Lembrando que devemos começar a contar sempre do lado em que a ramificação fique com uma numeração menor, ou seja, se começarmos a contar da esquerda pra direita a ramificação ficará no carbono 2, e se contarmos da direita pra esquerda a ramificação ficará no carbono 3. A dupla ligação está presente no carbono 1.
Então o nome que se dá a essa estrutura é
2 – metil – 1 – buteno.
Vamos então resolver alguns exercícios.
Atividades:
    1.            Escreva os nomes dos seguintes compostos orgânicos:
a)    CH3 – CH2 – CH3
b)    CH3 – CH2 – CH2 – CH2 – CH2 – CH2 – CH3
c)    CH4
d)    CH3 – CH2 – CH2 – CH3
   2.            Como se deve nomear os hidrocarbonetos?
   3.            De acordo com o que foi passado nomeie o seguinte composto:
Respostas:
 
      1.    Para nomear esses hidrocarbonetos olhe na tabela 1 que foi fornecida no início da matéria. Logo após conte os números de carbonos existentes em cada cadeia os tipos de ligações presentes e comece a nomear.
A) Propano                                                  C) Metano
B) Heptano                                                  D) Butano
       2.    Para nomear os hidrocarbonetos é necessário contar os carbonos presentes na cadeia, analisar o tipo de ligação presente e adicionar o sufixo (o) referente aos hidrocarbonetos.
      3.  Para nomear é necessário contar os números de carbonos e o tipo de ligação, podemos ver que são um total de 6 carbonos e as ligações são todas simples, podemos observar também que é um hidrocarboneto com cadeia fechada e com isso devemos adicionar a palavra ciclo quando for nomear.
O nome correto então é Ciclohexano.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário