quarta-feira, 2 de março de 2016

Omelete e proteínas

Bolsista: Erika Gusmão Rodrigues Batista.

Olá queridos leitores!

            Hoje temos material novo na coluna, então, iremos falar sobre os Polímeros naturais na cozinha. Os polímeros naturais são divididos entre polímeros de adição e condensação. Iremos falar sobre os polímeros de condensação, com foco nas proteínas.

            As proteínas são formadas por várias moléculas de aminoácidos ligados como uma corrente. Como sabemos, as proteínas estão presentes em diversos alimentos como, no leite, na carne, na soja e nos ovos.

Então a nossa receitinha de hoje será omelete recheado.

Iremos precisar de:

4 Ovos inteiros

50 g de bacon picado

50g de presunto ralado

50 g de mussarela ralada

Orégano, pimenta do reino, cebolinha de cabeça (opcional)

Cheiro verde e sal a gosto

Modo de fazer

Em uma vasilha quebre os ovos e misture até as claras se unir com as gemas, logo em seguida acrescente todos os ingredientes, temperos e mexa bem. Coloque no fogo uma frigideira (dê preferencia às frigideiras antiaderentes por não deixar o nossa omelete pregar na frigideira e também por estarmos falando em polímeros presentes na cozinha). Logo após a frigideira aquecida, colocamos a omelete de forma que forre o fundo da vasilha. Depois de alguns minutinhos podemos observar que a proteína presente ovo começa aparecer mais claramente, depois vire a omelete deixe e pode servir. Essa receita serve para 2 pessoas.
Vamos entender a química presente nessa receita!!!
            Ao observar que logo após o contato do ovo com a frigideira  começa a formar uma parte branca, referente principalmente as claras, isso ocorre quando a estrutura da proteína albuminoides constituído por Carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e um pouco de enxofre presente na clara começa o processo de desnaturação[1]. O processo de desnaturação só pode ser observado quando temos uma variação do pH e/ou quando atingimos temperaturas maiores que o 55ºC. Como podemos observar na figura 01.
 

Esse processo também pode ser visto claramente quando cozinhamos o ovo, logo após 15 minutos de cozimento podemos ver separadamente a clara onde está presente a proteína e a gema rica em vitaminas.
Referencias Bibliográficas
[1]http://www.ebah.com.br/content/ABAAABGBsAK/desnaturacao-proteina-com-enfase-no-ovo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário