quarta-feira, 2 de março de 2016

O REFRIGERANTE!

Bolsista: Tatiane dos Santos Ferreira
Olá amigos do Blog!

Hoje vamos falar de algo muito comum no cotidiano de muitos... O refrigerante!

Figura 1: Refrigerante de Cola
Fonte: http://hypescience.com/refrigerante-light-pode-aumentar-risco-de-diabetes/
O refrigerante é uma bebida não alcoólica, gaseificada, rica em conservantes, que possui diversos sabores e é muito refrescante!
Vocês sabiam que a primeira indústria do refrigerante surgiu nos Estados Unidos em 1871, sendo lançado o primeiro refrigerante com o nome de “Lemon´s”. A bebida só entrou no dia a dia dos Brasileiros por volta de 1920 e 22 anos depois (1942), foi instalada no Rio de Janeiro a primeira fábrica.
 Mas como surgiu?
Em 1833 foi inventado um aparelho capaz de injetar gás carbônico na água, isso por que acreditavam que a água gaseificada tinha propriedades terapêuticas e era recomendada para tratar cólica.

Com a adição de sabores à água gaseificada surgia o refrigerante. O primeiro sabor foi o de limão, e com o passar do tempo a adição de novos aromatizantes deu origem a novos sabores até chegar às variedades que conhecemos hoje como: laranja, cola, uva, guaraná, dentre outros!
O Brasil é o terceiro maior produtor de refrigerantes do mundo, ficando atrás somente de Estados Unidos que detêm o primeiro lugar e do México, porém em termos de consumo, nosso país ocupa 28º lugar, consumindo mais os sabores de cola e guaraná (ROSA, 2006).
Os principais ingredientes desta bebida são:
  • Água, que compõe 88% do produto final.
  • Açúcar, que constitui 11% do produto final, sendo assim o segundo ingrediente mais utilizado que possui a função de adocicar e “encorpar” a bebida, juntamente com o Acidulante.
  •      Acidulante, que ajusta a doçura do açúcar.
  • Carbonatos e Bicarbonatos, que reduzem a acidez do refrigerante.
  • Sulfatos e Cloretos, que auxiliam na fixação do sabor.
  • Cloro e fenóis, que provocam reações de oxidação e despigmentação (alterando a cor).
  • Metais, que aceleram o processo de oxidação.
  • Concentrados, que aferem o sabor característico ao refrigerante.
  • Conservantes, tem a função de inibir o desenvolvimento de microrganismos que podem provocar alterações no sabor e na cor, e também turvações.
  • Dióxido de Carbono (CO2), realça o paladar e a aparência do produto, o CO2 ou a carbonatação dá vida ao refrigerante.


Curiosidade:
O dióxido de carbono é constituído por um átomo de carbono e dois de oxigênio, sua geometria é linear, e suas interações intermoleculares são muito fracas, tornando assim um gás. Está presente na atmosfera, e é liberado no processo de respiração dos seres humanos, na queima de combustíveis fosseis, dentre outros. O excesso de gás carbônico na atmosfera é prejudicial ao planeta por ocasionar o efeito estufa.

Referências

LIMA, A. C. D. S., & AFONSO, J. C. (2009). A química do refrigerante. Química nova na Escola, 31(3), 210-215.

PIRES, D. A. T., & MACHADO, P. F. L. (2013). Refrigerante e bala de menta: explorando possibilidades. Química Nova na Escola, 35(3), 166-173. 

ROSA, S.E.S.; COSENZA, J.P. e LEÃO, L.T.S. Panorama do setor de bebidas no Brasil. BNDES Setorial, v. 23, p. 101-149, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário