sábado, 27 de fevereiro de 2016

A química dos lipídios – ENEM

Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

           Olá leitores do blog!
Nessa postagem vamos discutir um pouco sobre os compostos que estão presentes nos organismos vivos, e em específico, falarei dos lipídios!
            A figura abaixo apresenta alguns alimentos que possuem uma característica em comum: são constituídos de lipídios! Vamos descobrir o que são essas substâncias.
Bom pessoal, de maneira geral, os lipídios são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal. Eles estão presentes na composição de uma ampla quantidade de alimentos considerados comumente como ‘gordurosos’, tais como: abacate, castanhas, chocolate, amendoim e óleos, além de diversos outros. Que tipo de moléculas são essas?

Figura 1: Alimentos 
Fonte: Google Imagens


Os lipídios são compostos orgânicos altamente energéticos e pouco solúveis, por isso constituem a maior forma de armazenamento de energia do nosso organismo. Eles estão presentes no tecido adiposo dos animais, tais como o do homem. Os compostos lipídicos auxiliam ainda na sensação de saciedade, que nos deixa “satisfeitos” após fazer uma refeição com alimentos que os contém em grande quantidade. Mas o que isso tem a ver com química?
        A formação de um lipídio ocorre pela reação química entre moléculas de ácido graxo (ácido carboxílico) e moléculas de glicerol (álcool), conforme pode ser visto no esquema apresentado na figura 2:

Figura 2: Reação de formação do lipídio
Fonte: Info Escola

Vale ainda lembrar que lipídio é todo éster insolúvel em água e bastante solúvel em outros compostos orgânicos, o que se caracteriza pela semelhança de interações moleculares entre as duas ou mais classes de substâncias orgânicas!
A seguir, apresento uma questão do ENEM de 2015, a qual menciona os conteúdos abordados anteriormente:

Figura 3: Questão 80 – ENEM 2015
Fonte: Enem

            A questão traz como situação – problema a aplicação de pesticidas organoclorados e os seus malefícios causados após a sua utilização. Após serem arrastados pela água até os rios, esses compostos organoclorados se acumulam nos tecidos lipídicos dos peixes, contaminando os animais aquáticos. Mas porque os organoclorados se dissolvem nos lipídios constituintes dos tecidos vivos? Bom, vamos levantar alguns pontos antes de responder:
  • ·         Os lipídios são ésteres grandes, mais especificamente, são polímeros naturais.
  • ·         Como são moléculas grandes, têm elevado peso molecular.
  • ·         Os compostos organoclorados são poli-haletos orgânicos, que por sua vez, são em maioria, compostos apolares.

Sabemos que os lipídios são solúveis em compostos apolares, e muito pouco solúvel em água, que é polar. Ou seja, os lipídios são, por sua vez, considerados também compostos apolares. Portanto, o que ocasiona a dissolução dos organoclorados nos tecidos adiposos dos peixes, prejudicando suas funções biológicas, é a baixa polaridade das duas classes de substâncias. Gabarito: A!
  E aí, gostaram do assunto? Estudem bastante, pois a bioquímica sempre cai no ENEM e há grande contextualização acerca deste conteúdo. Boa sorte, estudantes! Até a próxima!

REFERÊNCIAS:

FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: meio ambiente, cidadania e tecnologia. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2010. – (Coleção química, meio ambiente, cidadania e tecnologia; v. 3)

PERUZZO, Francisco Miragaia; CANTO, Eduardo Leite do. Química na abordagem do cotidiano. 4ª ed. São Paulo. Moderna, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário