sábado, 4 de junho de 2016

Lixo eletrônico








                                                         
                                                                 Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes



Olá, caros leitores! O assunto dessa semana é o lixo eletrônico, mas você sabe o que é lixo eletrônico? Segundo Favera (2008), lixo eletrônico é designado como sendo todos os resíduos resultantes da breve redução da vida útil de equipamentos eletrônicos. Nisto estão englobados por aparelhos compostos quase que completamente por circuitos eletrônicos, tendo como exemplo: celulares, computadores, televisores, máquinas fotográficas, DVDs e entre outros. Mas também abrangem eletrodomésticos que possuem alguma parte eletrônica como, por exemplo: geladeiras, máquinas de lavar e etc.

Figura1- Exemplos de lixos eletrônicos 

                   Fonte: http://essetalmeioambiente.com/o-cenario-do-lixo-eletroeletronico-no-brasil/

Conseguimos viver hoje sem os equipamentos eletrônicos? Essas tecnologias nos conectam com o mundo, com familiares e com nossos amigos, nos alegra, e auxilia-nos em serviços diários. Ou seja, descomplica a nossa vida. Quando estão funcionando, são maravilhosos. Todavia, e quando estragam? Onde descartamos? Infelizmente, a maioria desses aparelhos vai para o lixo comum, muitas vezes contaminando pessoas e/ou meio ambiente.
A tabela 1 nos mostra que existem alguns metais valiosos como ouro e prata encontrados nesses lixos eletrônicos, em razão disso, muitas pessoas buscam, em meio a esses lixos, recuperar parte desses metais valiosos que os compõem, em contrapartida, muitos não utilizam equipamentos de segurança para manusear, podendo ocorrer envenenamento e/ou contaminação.

                    Tabela 1- Elementos químicos encontrados em uma tonelada de lixo eletrônico

                        Fonte: http://www-usr.inf.ufsm.br/~favera/elc1020/t1/artigo-elc1020.pdf

São só metais preciosos que compõem o material eletrônico? Além dos metais valiosos, há metais pesados e os plásticos, que consequentemente aumentam o teor de toxidade ao serem queimados. A precariedade dos descartes e do processo de reciclagem artesanal e a falta de conhecimento e preparo técnico, são fatores que levam, a contaminações diversas no ambiente, principalmente na penetração do solo e nos seres humanos que os manipulam.
O que devemos fazer para descartar esses lixos? Buscar ações juntamente com o nosso município. Para que haja uma empresa responsável para coletar e dar uma destinação correta para esses lixos. Pode ser sugerida uma Associação de reciclagem desses materiais e um ponto de coleta dos mesmos.

Referências:
FAVERA, E.C.D. Lixo Eletrônico e a Sociedade. Disponível em: < http://www-usr.inf.ufsm.br/~favera/elc1020/t1/artigo-elc1020.pdf > Acesso em: 12 de maio de 2016.
FONSECA, M.R.M. Química Geral.1° ed. São Paulo: Ática, 2013.. 264 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário