sábado, 4 de junho de 2016

Perfume: A História de um Assassino








                                                                                              Bolsista: Líria Amanda


Olá Pessoal!
O filme “Perfume: A História de um Assassino” baseado no romance do escritor alemão Patrick Süskind, retrata uma belíssima poesia. No começo da trama é mostrada a figura de uma mulher grávida de origem humilde que trabalhava no comércio de peixes (o cenário é da antiga Paris do século XVIII). A criança que ela levava no ventre era o Jean-Baptiste, no qual iremos contar sua história e também iremos abordar as partes químicas contidas no filme.

Figura 1: Capa do filme
  Fonte: https://anoitan.wordpress.com/2012/10/26/filme-perfume-a-historia-de-um-assassino/ 

     Os seus irmãos foram assassinados pela mãe depois de terem nascido. Mas Jean-Baptiste era diferente de todos seus irmãos, tinha o dom de sentir todos os cheiros. Ao sua mãe colocar junto com os restos de peixes, para enfim matá-lo, Jean-Baptiste com sua incrível percepção dos cheiros, capita todos os odores a sua volta, então com a descoberta de um novo mundo ele chora mais alto possível. Dessa maneira as pessoas no comércio de peixe ouviram seu choro, e assim sua vida foi conservada. Sua mãe foi sentenciada a morte, e depois dos fatos ocorridos o levam a um orfanato.  
    Jean-Baptiste chegou aos cinco anos de idade sem saber falar, pois não se interessava em relacionar com as outras crianças, seu maior interesse era sentir os cheiros das coisas, os aromas, as emoções, os amores que despertam a memória. Ficava sempre sozinho, não era mal e nem bom, era uma criança diferente das demais. Quando chegou a idade adulta, a dona do orfanato o vende para o curtume da cidade, logo em seguida ela é roubada e morta. 
    No curtume, Jean-Baptiste trabalhava em um serviço duro, onde os cheiros a sua volta eram escassos. Um belo dia o dono do curtume o manda fazer uma entrega na cidade. Jean-Baptiste fica encantando com os diversos cheiros como o dos alimentos, dos cavalos e da perfumaria. De repente Jean-Baptiste sente um cheiro que nunca tinha sentido antes, o deixando completamente encantado e em seu fascínio vai à procura do incrível aroma. Nessa busca incessante Jean-Baptiste se depara com uma linda jovem, para poder sentir seu cheiro, ele acidentalmente acaba cometendo seu primeiro assassinato. Com a morte da moça o perfume se esvai do corpo, e assim Jean-Baptiste tenta capturar o cheiro da jovem, mas é em vão deixando somente as lembranças da essência da moça na memória.  
    A partir do ocorrido Jean-Baptiste fica obcecado em aprender a capturar os cheiros das coisas. Então ele acaba conhecendo o perfumista Giuseppe Baldini um alquimista, no qual sabia de forma exata as tonalidades e as notas dos aromas que eram obtidos por destilação. O processo de destilação (figura 2) é um método para separar misturas de líquidos ou sólidos, sendo que a composição do vapor obtido na destilação deve ser diferente do líquido residual. Quando o vapor condensa é adquirido o produto final conhecido como destilado. A substância deve ser volátil a temperatura utilizada. E através desse processo que Baldini consegue obter os óleos das plantas para fazer seus perfumes. [1]
                         
                   Figura 2: Processo de destilação

                                              Fonte: Blogger José Pro Química

    Mas Jean-Baptiste já sabia todas as notas e tons dos aromas, e seu anseio era conseguir capturar todos os cheiros até mesmo dos seres vivos e isso também incluía as pessoas. O fato de Baldini não saber a arte de capturar os cheiros dos seres vivos, faz com que Jean-Baptiste vá para Grasse a fim de aprender tal arte. Com a partida de Jean-Baptiste, Baldini acidentalmente morre. Todas as pessoas que passam na vida do incrível colecionador de cheiros morrem quando as mesmas não fazem mais partes da vida dele. Na jornada para Grasse, ele percebe que não possui alma, e que sua presença era insignificante no mundo, pois vivia sozinho.
    Em Grasse, Jean-Baptiste começa a trabalhar em uma perfumaria, e pela busca pelo perfume ideal começa a cometer diversos assassinatos, pois não sabia a diferença entre o que era certo ou errado. No qual assassinava belas moças, pegava a gordura de porco passava no corpo das jovens e depois destilava a gordura, para obter o tão sonhado perfume. Ao ser descoberto foi sentenciado a morte de cruz. No dia da sua morte conseguiu seduzir as pessoas com o perfume da essência das moças. E assim Jean-Baptiste escapou da morte. E através das lembranças dos cheiros retornou a Paris onde nascera. Chegando a Paris Jean-Baptiste finaliza sua existência despejando todo o perfume em seu corpo, às pessoas ao seu redor ficam fascinadas com o perfume e vão para perto dele e o consomem. 
Espero que tenham gostado, até a próxima!


Referências
[1] SARTORI. E. et al. Química Nova na Escola. Construção e Aplicação de um Destilador como Alternativa Simples e Criativa para a Compreensão dos Fenômenos Ocorridos no Processo de Destilação. Vol. 31 N° 1, FEVEREIRO 2009.
[2] Anoitan. Perfume: A História de um Assassino. Disponível em: https://anoitan.wordpress.com/2012/10/26/filme-perfume-a-historia-de-um-assassino/ Acessado em: 22/05/2016.
[3] Blogger José Pro Química. Separação de misturas. Disponível em: http://joseproquimica.blogspot.com.br/2013/03/separacao-de-misturas.html Acessado em: 22/05/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário