terça-feira, 21 de junho de 2016

Separação de Misturas - Decantação


                                                             
Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

    Olá pessoal, hoje iremos aprender um pouco sobre a decantação, que é um método de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou líquido-líquido, esse método se baseia na densidade e na solubilidade de seus componentes.
      Para separar uma mistura de sólido-líquido o primeiro passo é deixá-la em repouso, a parte sólida costuma ser mais densa e portanto, ficará no fundo do recipiente, e o líquido, na parte de cima. Essa parte do processo é chamada de sedimentação. Depois disso realizamos a decantação, que é um processo cuidadoso que irá retirar a parte líquida que ficou em cima.
    Outro processo de separação pode ser por meio de sifonação, que é a transferência do líquido através de um tubo ou mangueira, iniciando o fluxo por sucção, como se pode ver na Figura 1:

                     Figura 1: Separação de mistura decantação e sifonação.
            
                                    Fonte: <http://quimicaemaula.blogspot.com.br/2012/12/processos-de-separacao-de-misturas.html>


   Para separar a mistura entre líquido-líquido utiliza-se em laboratórios de química uma vidraria denominada funil de bromo ou funil de separação Figura 2. Depois de agitar a mistura dentro desse recipiente, ela deve ser deixada em repouso e com o tempo, o líquido mais denso ficará totalmente separado na parte inferior do recipiente e o menos denso na parte superior. 
   O funil de bromo possui uma espécie de torneira na parte inferior, que ao ser aberta o líquido mais denso irá escoar lentamente para um béquer que deverá ser colocado embaixo da abertura da torneira, quando o líquido mais denso escoar totalmente a torneira deve ser fechada rapidamente para que o líquido menos denso também não escoe. Após feito a separação do líquido mais denso o líquido menos denso ficará no funil e deve ser retirado pela parte superior para evitar contaminação, esse processo pode ser observado na Figura 2 logo abaixo.
                                         
                                 Figura 2: Separação de mistura líquido-líquido
                                         
                                       Fonte: <http://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/336.htm>

Esses são alguns processos de separação de misturas, mas existem muitos outros que iremos ver no decorrer do tempo.
Diante dessas informações vamos resolver alguns exercícios.

                                                        Exercícios:

Para separar uma mistura que contém água e areia, qual método de separação deve-se utilizar?
a) Decantação
b) Dissolução
c) Condensação
d) Destilação
Uma mistura entre água e óleo pode ser separada usando que vidraria?
Para realizar a decantação deve-se fazer um processo antes, qual é o nome desse processo?

                                                        Respostas:

Para separar água e areia pode ser utilizado o método chamado de decantação que será um processo cuidadoso de separação do líquido e do sólido, mas também pode ser utilizado outro método denominado de sifonação, que fará a separação através do uso de uma mangueira. Resposta certa letra “a”.
Para separar misturas entre líquido e líquido deve-se usar uma vidraria conhecida como funil de bromo ou funil de separação.
Para realizar a decantação deve-se deixar a mistura em repouso que vai separar a parte mais densa da parte menos densa. Esse processo chama-se de sedimentação.


Referências:

FONSECA, Martha. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. ed – São Paulo: FTD, 2010.

FELTRE, Ricardo. Química. 6. ed. – São Paulo: Moderna, 2004

DIAS, Diogo Lopes. "Separação de misturas com funil de bromo"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas-com-funil-bromo.htm>. Acesso em 20 de maio de 2016.

Um comentário:

  1. Olá! Posso utilizar este conteúdo em minhas aulas devidamente referendado?

    ResponderExcluir