segunda-feira, 18 de julho de 2016

VALE MAIS QUE DIAMANTE








   Bolsista: Wanderley Almeida


Olá caros leitores e leitoras! Hoje vamos falar um pouco do diamante que é um material admirado pelo seu brilho, beleza e durabilidade, afinal diamantes duram pra sempre... Será?

FIGURA 1: Diamante azul
Fonte: Site comoeonde.com

Os diamantes são formados numa região chamada manto terrestre a 160 km da superfície da Terra, região com temperaturas que chegam a 1050°C, além de pressões altíssimas ideais para a formação desse material.
Os diamantes brutos que são extraídos do cascalho de rios e mares são apenas uma pequena fração desse material que é forjado sob o calor e pressão oriundos do núcleo da Terra. Mas, para esse material chegar à superfície são demandados milhares de anos e ações temerosas da toda poderosa natureza como grandes terremotos e erupções vulcânicas.
Mas vocês estão enganados se pensam que estas preciosidades são exclusivas do nosso planeta. Diamantes já foram encontrados em meteoritos e há pouco tempo NASA anunciou a descoberta de um diamante espacial do tamanho da Terra (GALASTRI, 2014).
O diamante é conhecido como o material mais duro do planeta, formado exclusivamente pelo elemento químico Carbono... Mas como assim? O grafite encontrado nos lápis de escrever que é um material pouco resistente também é formado por carbono, como pode o diamante ser feito pelo mesmo elemento e ter tão grande resistência?
A resposta está no modo que acontece às ligações entre os carbonos. Os carbonos que formam o grafite são ligados de maneira que formam anéis hexagonais num mesmo plano, resultando em lâminas sobrepostas umas às outras se “mantendo interligadas pela força de atração mútua”. (FOGAÇA, 2014). (Observe a figura 2).
Ainda segundo Fogaça (2014), no diamante cada carbono está ligado a quatro outros átomos de carbono formando tetraedros dispostos em estrutura cristalina fechada e compacta, portanto cada carbono faz ligações em mais de um plano, o que o torna tão resistente. (Veja a figura 3). 


                FIGURA2: visão espacial das ligações do            FIGURA 3: formato das ligações                                                   Carbono grafite                                                Carbono diamante          
FONTE: Imagens do Google.com

      Com a evolução dos meios tecnológicos e de produção, algumas empresas conseguem reproduzir as condições naturais e produzir diamantes artificiais a partir de qualquer fonte de carbono.
     Segundo Anna Gabriela Ribeiro do G1 portal de notícias da globo, uma maneira de se eternizar um ente querido e transformando-o em diamante, como mostram as figuras 4 e 5.
  
             FIGURA 4: Diamante é feito a partir de fios de            FIGURA 5: Diamante formado a partir de
            cabelos ou pelos de animais                                        uma fonte qualquer de carbono

Fonte: Anna Gabriela Ribeiro/G1                                    Fonte: lifegem.com

  
   Diante dos fatos e possibilidades o que tem maior valor: as lembranças de um ente querido que se foi, ou um diamante?


Referências

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Por que o grafite conduz a corrente elétrica e o diamante não? Mundo Educação. UOL. 2014. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-grafite-conduz-corrente-eletrica-diamante-nao.htm>, acessado em 25/Mai/2016.

GALASTRI, Luciana. Astrônomos encontram "diamante espacial" do tamanho da Terra. Galileu. Jun. 2014.

G1.Fios de cabelo são transformados em diamantes personalizados. Globo.com. 05-out-2014. Disponível em:  <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/08/fios-de-cabelo-sao-transformados-em-diamantes-personalizados.html>, acessado em 30/Mai/2016. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário