segunda-feira, 18 de julho de 2016

TERRORISMO








Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes

Olá caros leitores,
Já se perguntaram a importância da Química? Para responder essa pergunta basta observarmos em nosso cotidiano a presença da Química. Podemos mencionar diversos exemplos, sendo eles: diversificação da produtividade agrícola, conservação de alimentos, reações químicas que ocorrem no corpo humano, purificação da água, tratamento de esgotos, recuperação de rios, fabricação de medicamentos, vacinas e vários outros, ou seja, a química está presente em tudo, sendo muito útil para a nossa vida.
Lamentavelmente, a Química possui um enorme potencial de destruição, quando vai parar em mãos de pessoas com intenções de cometer atos de maldade. Com esse potencial da Química para causar danos, já imaginou o que poderia acontecer? Em mãos erradas, pode gerar ações terroristas.
Mas, como a Química pode ser usada para o terrorismo? As armas favoritas e os explosivos atuam com bases em reações químicas. As mesmas, quando adicionadas, liberam grande quantidade de calor e energia, ocasionando muita destruição, como morte de pessoas, poluições e contaminações do meio ambiente, como mostra a Figura 1.
Outra ferramenta poderosa que os terroristas utilizam são as substâncias tóxicas que possuem ação letal, um exemplo dessas substâncias é o cianeto de hidrogênio (HCN), usado como um gás mortal, pois, o mesmo combinado com o ferro da hemoglobina, bloqueia a recepção do oxigênio pelo sangue, matando a pessoa exposta por sufocamento.
                                       
                                    Figura 1: Ataque com arma química
 
Fonte:http://www.planobrazil.com/video-suposto-terrorista-assume-que-rebeldes-teriam-lancado-o-ataque-com-armas-quimicas-na-siria/


Um fator que podemos considerar é que o terrorismo causa danos ambientais generalizados, uma vez que, utilizam de forma inadequada os compostos e processos químicos. Ataques terroristas podem trazer danos ambientais, principalmente quando querem afetar o alvo no abastecimento de água ou o solo. 
Outro fator é que a Química também pode atuar ao combate ao terrorismo, por meios de técnicas analíticas sensíveis que detectam algumas ameaças e o uso da nanobiotecnologia, além da detecção e identificação de agentes químicos que podem ser usados em ataques terroristas e na construção de armas químicas. Portanto, o terrorismo ocasiona catástrofes ambientais lamentáveis, porém devemos precaver e saber lidar para que não ocorra futuramente.

Referências:
MANAHAN, S. E. Química Ambiental. 9° ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 22 p.

CANTO, E. PERUZZO, T. Informe-se sobre a Química. 7° ed. São Paulo: Moderna, 2010. Disponível em < http://www2.unifesp.br/reitoria/residuos//curiosidades/por_que_o_cianeto_mata.pdf>  acessado no dia 17/06/2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário