segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A QUÍMICA DOS XAMPUS

Bolsista: Tatiane dos Santos Ferreira

Atualmente existem variedades de xampus no mercado para os mais diversos tipos de cabelo com características especificas: para dar brilho, para diminuir o volume e etc., mas todos os xampus apresentam uma função em comum, limpar os cabelos (Figura 1).

Figura 1: Lavando os cabelos com xampu
Fonte: Google Imagens

  Sendo assim, você já parou para pensar o que o xampu tem de diferente dos demais produtos de limpeza? e para que servem os condicionadores?
 Os xampus apresentam em suas formulações um ou mais tipos de detergentes sintéticos. Vamos entender primeiro o que são detergentes:
 Pode-se classificar como detergente qualquer composto utilizado como produto de limpeza. O sabão que conhecemos é um detergente, porém, esse termo é empregado para substitutos sintéticos do sabão, estes pertencem à classe dos agentes tensoativos que tem a função de permitir que os óleos e gorduras sejam emulsionados reduzindo a tensão superficial da água. 

 Os detergentes sintéticos podem ser: aniônicos, catiônicos ou anfóteros.
 No Brasil os detergentes sintéticos aniônicos geralmente contém alquil-benzeno-sulfatos, mas também podem ter outros tipos que utilizam sulfatos de alquila como o sulfato sódico de laurila. Tanto o alquil-benzeno-sulfatos como os sulfatos de alquila se diferem dos outros sabões, pois possuem ação de limpeza mais eficiente e são utilizados na fabricação dos xampus.
 Existem também os detergentes sintéticos catiônicos que são usados em condicionadores e também em amaciantes de roupas, justamente por isso os condicionadores deixam os fios mais macios e fáceis de desembaraçar.
 Os detergentes sintéticos anfóteros possuem a característica de não irritar os olhos e geralmente são utilizados em xampus para crianças.
 Além dos detergentes sintéticos os xampus ainda contém: perfumes, conservantes, espessantes e etc., que tem capacidade de remover a gordura de cabelo, sujeira entre outros...
 A gordura surge no cabelo em forma de sebo, este apresenta em sua composição:

  •  50% de glicerídeos;
  •  20% de cera;
  •  10% de esqualeno;
  •  5% de ácidos graxo;
  •  15% outros...

 O sebo tem função de revestir o fio, prevenindo assim a perda de água do interior do fio (o que mantêm o fio brilhante e macio), porém o excesso de sebo pode dar ao cabelo uma aparência oleosa que possui mais facilidade de acumular poeira e outros materiais estranhos.
O xampu, como um detergente sintético, atua removendo a gordura e as sujeiras do fio (já que as mesmas aderem à camada de sebo), isto acontece pois o xampu é capaz de emulsionar as gotículas de gordura, pois elas são solúveis no centro apolar assim como o detergente sintético (semelhante dissolve semelhante). Por hoje é isso gente, até a próxima...
  

Referências

BARBOSA, A. B.; SILVA, R. R. da. Xampus. Química Nova na Escola, v. 2, p. 3-6, 1995.


Nenhum comentário:

Postar um comentário