segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CROMATOGRAFIA EM PAPEL

Bolsista: Marielle Toledo Silva

Olá galerinha do blog, esse experimento é bem legal, pois através dele pode-se separar as substâncias que compõem algumas soluções, plantas e outros compostos que você pode ter a curiosidade de desvendar.
Hoje iremos usar este método para separar as substâncias presentes no Urucum (figura 1).
Figura 1: Semente do urucum.
Fonte: http://www.saudemelhor.com/semente-urucum-cha-beneficios/

OBJETIVO:
          O objetivo geral deste experimento é utilizar-se da técnica de cromatografia em papel para conhecer as substâncias que compõem o extrato natural de urucum.

MATERIAIS:
·         Sementes de urucum
·         100 mL de álcool etílico
·         2 Béqueres
·         Papel filtro
·         Tesoura

PROCEDIMENTO:
  Primeiramente faz-se a extração do corante das sementes de urucum, colocando um pouco de semente em um dos béqueres e adicionando 50 mL de álcool. Após isso, deixar repousar durante 24 horas.
     Feito a extração do corante, faz-se a transferência para o béquer limpo e adicionam-se o restante do álcool.
·         Com a tesoura cortam-se tiras de papel filtro para dar início ao processo de cromatografia em papel conforme figura 2.
Figura 2: Tiras de papel filtro
Fonte: http://designinstruct.com/graphic-design/text-effects/creating-retro-folded-typography-using-photoshop/

Colocar as tiras de papel filtro no fundo do béquer encostada nas paredes do mesmo (Figura 3).
Figura 3: Béqueres com as tiras de papel filtro.
Fonte: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/viewFile/2774/2348

Depois de aproximadamente 15 minutos retira-las e deixar secar.
Observar o que acontece.

EXPLICANDO O EXPERIMENTO

O que é Cromatografia?
É um método físico-químico de separação, versátil e de grande aplicação. O seu principio está baseado na separação de uma mistura pela diferença das fases imiscíveis (aquelas que não se misturam), móvel e estacionária.
A cromatografia é usada na identificação de compostos, separação de substâncias indesejáveis e dos componentes de uma mistura. Existem muitos tipos de cromatografia, que estão nas classificações de cromatografia planar e em coluna. A cromatografia em papel é classificada como planar, uma vez que acontece no plano.

Cromatografia em papel
            Essa técnica qualitativa é utilizada para identificação, separação e purificação de misturas.
             O álcool é responsável por diluir a mistura, facilitando a absorção pelo papel filtro. A mistura forma várias fases por capilaridade, que é a capacidade que os líquidos apresentam em subir por tubos capilares ou de fluir por corpos porosos. O papel filtro é a fase estacionária, o álcool é definido como a fase móvel que pode subir no papel filtro quando absorvido.  Quando a parte apolar (pigmento) entra em contato com a parte polar (papel filtro), o pigmento sobe como se quisesse sair do papel, subindo e separando as substâncias do composto.
Espero que tenham gostado da matéria. Até a próxima!


Referências
DEGANI, Ana Luiza Gusmão; CASS, Quezia Bezerra; VIEIRA, Paulo Cesar. Cromatografia um breve ensaio. Química nova na escola, N° 7, maio 1998.
HOEHNE, Lucélia; RIBEIRO, Rosecler. Uso da cromatografia em papel para revelar as misturas de cores das canetinhas tipo hidrocor em diferentes fases estacionárias. Revista destaques acadêmicos, edição especial, 2013. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/destaques/article/viewFile/612/410>Acesso em: 20.03.16






Nenhum comentário:

Postar um comentário