quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Bastardos Inglórios

Bolsista: Líria Amanda
Olá Pessoal!
O filme “Bastardos Inglórios” (ver na figura 1) acontece no cenário da Segunda Guerra Mundial na França ocupada pelos nazistas. A trama começa com o martírio feito pelos soldados nazistas do coronel Hans Landa (Christoph Waltz) da família Dreyfuss. A única que consegue escapar é a Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) a filha mais velha do casal Dreyfuss, em que acaba fugindo para Paris. Na nova moradia ela cria uma identidade falsa como sobrinha da proprietária de um cinema.

Figura 1: Capa do filme.
Fonte: Geek café.

Anos mais tarde como proprietária do cinema, Shosanna uma moça encantadora acaba atraindo o jovem herói, o soldado alemão Fredrick Zoller (Daniel Brühl). Para conquistar a confiança e o amor da linda Shosanna, o rapaz consegue que um filme importantíssimo estreie no cinema. No dia da estreia estava previsto a presença de 400 pessoas entre elas soldados e coronéis nazistas. Até mesmo o próprio Ritler estaria presente. Com essa novidade Shosanna vê a oportunidade de vingar a morte de sua família.
Então Shosanna planeja um modo de acabar com os alemães passando por cima da segurança do evento. Em uma das salas do cinema a antiga proprietária havia guardado inúmeros filmes de nitrato altamente explosivos. E com esses filmes a senhorita Dreyfuss decide incendiar o cinema.
As notícias da estreia do filme em Paris despertaram o interesse dos Bastardos, um grupo de soldados americanos judeus que praticavam atos de violência contra os nazistas que eram comandados pelo coronel Aldo Raine (Brad Pitt). O destino faz com os caminhos de todos se cruzem no cinema.
O filme de nitrato utilizado por Shosanna é uma mistura de nitrocelulose com cânfora e deram origem aos primeiros plásticos de sucesso. A celulose (ver na figura 2), uma substância misturada com o grupo nitro (NO2), é considerada o maior polissacarídeo estrutural, muito importante na produção de energia para o organismo da maioria dos seres vivos. Seu processo nos organismos causam pequenas explosões (impulsos) que servem para a movimentação. A celulose é abundante, renovável, barata e tem despertado o interesse de químicos e empresários.

Figura 2: Estrutura da celulose
Fonte: Wikiwand.

Na década de 1830, descobriram que a celulose era solúvel em ácido nítrico. Essa solução em água formava um pó branco altamente inflamável e explosivo. Alguns anos depois, em 1845, Friedrich Schönbein fez experimentos de misturas com ácido nítrico e sulfúrico na cozinha. Friedrich acabou derramando essa solução no chão da cozinha e acabou limpando-o com um avental de algodão. Quando colocou o avental para secar perto do fogão  uma da chamas provocou uma grande explosão. A partir daí começou a fazer experimentos com algodão-pólvora (nitrocelulose), que a princípio foi utilizado na indústria cinematográfica. Hoje foi substituído pelo acetato de celulose, sendo considerado menos inflamável que a nitrocelulose. [1]
Espero que tenham gostado, até a próxima!



Referências
[1] COUTEUR. P. BURRESON. J. Os Botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. - Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
[3] Disponível em: < http://www.wikiwand.com/pt/Celulose> Acessado em: 20/ 09/ 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário