quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Química forense: Manchas de sangue

Bolsista: Adriele Cristina               
Olá amigos do quipibid!
Infelizmente nos dias de hoje quando ligamos a televisão nos deparamos com noticiários de crimes bárbaros, muito nos impressionamos ao ver o sangue da vítima.
O sangue é responsável por cerca de 8% da massa corporal humana. Ele contém uma mistura de diversos componentes, dentre eles destacam-se as proteínas, as células, as substâncias inorgânicas e a água. Cerca de 55 % do sangue é composto de plasma - constituído principalmente por água e sais dissolvidos. A maioria do material sólido contém células, como os chamados glóbulos vermelhos (eritrócitos) e brancos (leucócitos), com funções especificas em nosso organismo.
Uma das funções do sangue em nosso corpo é transportar os gases oxigênio e o dióxido de carbono, e também redistribuir hormônios ao longo de nossos órgãos. Portanto, quando acontecem avarias ele tende a sair. A forma como ele sai vai depender de como a lesão será produzida. Na figura abaixo temos alguns tipos de manchas de sangue, cada uma está associada a algum tipo de ferimento.

        Figura 1                                              Figura 2                                    Figura 3
fonte: google imagens

Na figura 1 temos o tipo de mancha de sangue gotejada, esta acontece quando se leva uma facada, pois a medida que a faca entra no corpo o sangue pinga no chão. Na figura 2 temos o tipo de mancha transferida, esta acontece quando o indivíduo é ferido e, ao pegar no sangue, a transfere para outro lugar, já na figura 3 temos o tipo de mancha projetada que acontece quando se leva um tiro, pois quando isso acontece o sangue tende a espirrar pelo ambiente, caracterizando a mancha projetada.
A identificação da mancha de sangue é feita por um processo chamado de teste de presunção.  Esse teste é para saber se o material coletado que chega em laboratórios periciais, onde se inicia um estudo, é para ver se realmente se trata de uma mancha de sangue. Nesse exame são usados agentes oxidantes, como o peróxido de hidrogênio e um indicador (luminol) que muda a cor e que sinaliza a oxidação catalisada pela hemoglobina.
Do total de reagentes que existem, apenas um pequeno número tem interesse prático na ciência forense, sendo os mais conhecidos o reagente de Kastle-Meyer, reagente de benzidina e luminol.
Até a próxima postagem!

Referência:
CHEMELO.E. Ciência forense: Manchas de sangue. Química virtual, Janeiro de (2007).






        

Nenhum comentário:

Postar um comentário