segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O hormônio testosterona e suas propriedades no ENEM



Bolsista: Camilla Carla dos Santos Silva

Olá, pessoal! O post de hoje vai abordar o tema hormônios, em especial a testosterona. Vamos conhecer a sua estrutura química? Veja a figura 1.

Figura 1: estrutura da testosterona
Fonte: Google Imagens

A estrutura acima apresenta o hormônio testosterona, que é um composto presente em homens e mulheres. Entretanto, ele está presente em grande quantidade nos homens, dando-lhes características e qualidades bastante conhecidas. Podemos notar que na sua composição temos o carbono, o grupo hidroxila, o grupo carbonila e demais átomos de hidrogênio. Pode-se notar que temos a função e álcool e cetona e, uma vez que nela temos a função orgânica cetona, é previsível que a denominação “testosterona” derive desta. A figura 2 demonstra por quais ações esse hormônio é responsável.

Figura 2: funções da testosterona
Fonte: Google Imagens

O Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2016 apresentou uma questão que relaciona tal estrutura com a lipofilia. Veja na figura 3.

Figura 3: questão do ENEM
Fonte: ENEM

O termo “lipofilia” elucidado pela pergunta está definido como o grau de afinidade de uma substância por ambientes apolares. Ou seja, o termo “lipo” remete à lipídeo, que possui a apolaridade como característica. Já a denominação “filia” se refere à afinidade. Assim como menciona o texto de apoio, tal afinidade pode ser avaliada por meio do coeficiente de partição, ou seja, tais grandezas são relacionadas.
Há no texto de apoio uma estrutura orgânica dotada e um grupo X, o qual deverá ser substituído por três ligantes, a fim de terem seus coeficientes comparados. Quando o substituinte for o grupo OH, temos a testosterona, se tiver o grupo H teremos o composto 1 e, por sua vez, se haver o grupo CH3, teremos o composto 2.
     Em seguida, o enunciado indaga acerca das diferentes lipofilias das substâncias, tomando como referência a testosterona. Logo, devemos comparar as lipofilias dos compostos 1 e 2 com a lipofilia do hormônio testosterona. A partir disso, é necessário relembrar a polaridade e capacidade de interação de cada uma dessas moléculas com amibentes apolares.
Sabemos que as interações moleculares se dão pela lógica ‘igual interage com igual’, ou seja, polares tendem a interagir fortemente com polares e apolares interagem com apolares. Desta forma, ao considerar a lipofilia a capacidade de interação e afinidade com compostos apolares, temos as seguintes informações:
·         Todos os três compostos (Testosterona, composto 1 e composto 2) apresentam uma estrutura comum, com exceção do grupo substituinte X.
·         A testosterona possui o grupo hidroxila (OH), o composto 1 o hidrogênio (H) e o composto 2 o grupo metila (CH3).
Como esses grupos substituintes se ligam a um carbono, nota-se que devemos inferir a diferença de eletronegatividade do grupo substituinte com esse carbono, de forma a concluir qual a molécula resultante será mais apolar, ou seja, possuirá mais lipofilia.
·         A testosterona apresenta no grupo X a ligação C-O. Nesse caso, há uma relativa diferença de eletronegatividade, pois o oxigênio atrai os elétrons para si. Logo, a molécula se torna mais polar com esse substituinte.
·         O composto 1 apresenta no grupo X a ligação C-H. Aqui, a diferença de eletronegatividade é mínima, e consequente menor que a diferença da testosterona, uma vez que a eletronegatividade do Carbono e do Hidrogênio são praticamente semelhantes. A molécula é praticamente apolar.
·         O composto 2 apresenta a ligação C-C. Sabemos que dois átomos de um mesmo elemento não apresentam nenhuma diferença de eletronegatividade, já que são iguais. Assim, inferimos que a molécula resultante é a mais apolar.

Concluindo..

Por isso, a ordem crescente de apolaridade é: testosterona < composto 1 < composto 2. Logo, a lipofilia é maior no composto 2, passando para o composto 1 e por fim, a testosterona, que possui a menor lipofilia. Portanto, a resposta certa é a letra D, que afirma que a lipofilia dos compostos 1 e 2 é, respectivamente, maior e maior que a lipofilia da testosterona.

Resolução: D

E aí, pessoal, acertaram?
Bons estudos!

REFERÊNCIAS

ENEM 2016.


URBESCO, João. SALVADOR, Edgard. Química — volume único.— 5. ed.reform. — São Paulo : Saraiva, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário