segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

AQUECEDOR SOLAR CASEIRO

 
Bolsista: Marielle Toledo Silva
 
Esta atividade experimental objetiva construir um aquecedor solar caseiro. A energia solar é uma fonte alternativa, polui menos que as convencionais e pode-se dizer que é inesgotável, isso se deve ao fato de ser renovável, diferentemente dos combustíveis fósseis.
O aquecedor solar é encontrado para venda em comércios, no entanto possui um custo elevado. Como alternativa você pode confeccionar um em casa, economizar energia elétrica e além disso, contribuir com a preservação e alguns impactos causados ao meio ambiente.




Figura 1: Sistema de aquecimento solar alternativo com garrafa PET


Fonte: https://br.pinterest.com/explore/caixas-de-leite-de-pl%C3%A1stico-919041409619/


MATERIAIS:
60 garrafas PET (transparentes) de 2 litros;
50 caixas de leite (vazias) de 1 litro;
11 m de canos de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
20 conexões T em PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
1 cano de PVC de 100 mm com 70 cm de comprimento para molde do corte das garrafas PET;
1 fita de autofusão ou borracha de câmara de ar;
1 estilete;
1 litro de tinta fosca preta;
1 luva;
1 martelo de borracha;
1 lixa d’água n°100;
1 cola para tubos de PVC;
1 arco de serra;
5 pregos;
1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;
1 ripa pequena com aproximadamente 15 cm de comprimento;
1 fita crepe com largura de 19 mm;
2 tampões de PVC de 20 mm e 1/2 polegada;
4 conexões L (luvas) de PVC de 20 mm e 1/2 polegada.
  



PROCEDIMENTO:
O aquecedor solar pode ser feito em casa de forma bem simples. A maior parte do projeto é feita com material reciclável, precisando comprar em alguns casos os canos de PVC, as conexões e a cola para unir as tubulações às conexões.
Para facilitar segue um manual postado pelo Sr. José Alcino que explica como montar o aquecedor solar e ter uma economia enorme na conta de energia elétrica.
Link para o vídeo: http://www.portal-energia.com/como-construir-um-aquecedor-solar-caseiro-com-garrafas-pet/

EXPLICANDO O PROCEDIMENTO:
Desde a pré-história o homem aprendeu a manusear as fontes de energia com o propósito de ter uma vida mais confortável. A primeira fonte manipulada foi o fogo que o propiciou a ter moradia fixa, iluminação nas cavernas, mudança no hábito alimentar entre outros. A partir daí explorou do ar, da água e vento para a agricultura e outras produções,uma vez que o objetivo era produzir mais em menor tempo.
A revolução industrial teve início a partir do século XVIII, possibilitando ao homem a disposição de muitas máquinas, estas em sua maioria utilizam combustíveis fósseis para gerar energia. Estima-se que estes combustíveis, por não serem renováveis, se esgotarão em alguns anos, além disso poluem drasticamente o meio ambiente.
A ciência trouxe como opção as fontes alternativas para geração de energia, dentre elas: hidrelétrica, eólica, biomassa, geotérmica e solar. Neste post, a proposta da confecção de um aquecedor utiliza-se da energia solar para o aquecimento de água do uso doméstico.
A energia obtida através do sol pode ser aproveitada pelo processo fotovoltaico, químico ou térmico. No processo fotovoltaico tem-se a transformação da energia solar diretamente em energia elétrica, podendo ser utilizada nas residências e empresas para o funcionamento de aparelhos eletrônicos. Sendo nesta técnica utilizadas células fotovoltaicas feitas de silício para a conversão da energia solar em elétrica.
Como exemplo do processo químico temos a fotossíntese, processo no qual os vegetais utilizam da energia do sol para produzir cadeias carbônicas. O carbono retirado do ar pelas plantas tem a função de sintetizar suas proteínas.
Já o processo térmico tem como função o aquecimento, seja do ar ou da água, para diversos usos. O aquecedor de água para banho que se propõe nesta atividade é um exemplo desta técnica.
Pesquisas realizadas pela Faculdade de Energia Elétrica da Universidade de Campinas (Unicamp) divulgou que o consumo de energia do chuveiro elétrico pode chegar a 40% da carga das redes elétricas nos horários de pico.
O sistema utilizado nos aquecedores solares é o termossifão, composto por painéis coletores e depósito de água. Neste sistema a água fria passa pelos coletores onde é aquecida e segue para um depósito. A água quente por ser menos densa permanece na superfície, enquanto a fria depositada ao fundo passa novamente pelos coletores para que seja aquecida. Esse ciclo vai se repetindo ao longo do dia. Vale ressaltar que mesmo em dias nublados é possível o aquecimento de água por meio da energia solar.

REFERÊNCIAS:
DIENSTMANN, Gustavo. Energia Solar.  Monografia - Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. 92 p. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24308/000736300.pdf?...1>. Acesso em: 02 jan. 2017.
PINTO, Carlos, et al. Energia Solar. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Projeto FEUP. Porto, 2014. 29 p. Disponível em: <http://paginas.fe.up.pt/~projfeup/submit_14_15/uploads/relat_1MIEEC03_1.p>. Acesso em: 02 jan. 2017.
TIRADENTES, Átalo Antônio Rodrigues. Uso de energia solar para geração de eletricidade e para aquecimento de água. Universidade Federal de Lavras. Lavras – MG, 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário