terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Química forense: Técnicas e equipamentos na rotina forense

 
Bolsista: Adriele Cristina





Olá amigos do Quipibid!
             A química forense pode ser definida como a aplicação de conhecimentos químicos em auxilio a justiça na resolução de assuntos criminosos.
            Nos dias de hoje a ciência forense tem evoluído muito quanto às técnicas e equipamentos utilizados para desvendar crimes. Uma delas é a espectrometria em massa usada para o estudo de massas de átomos, moléculas ou fragmentos de moléculas. É uma técnica destrutiva, ou seja, necessita-se de alíquotas das amostras que serão destruídas no decorrer das análises.
             As moléculas neutras são inseridas no espectrômetro onde os elétrons responsáveis pela ionização mandam os íons para um tubo ionizador, porém antes passam por um campo magnético. O campo separa os íons em um padrão chamado espectro em massas.

Figura 1:estrutura de um espectrômetro em massa

Fonte google imagens


          Essa técnica é utilizada na identificação de drogas ilícitas e na análise de documentos falsificados. Essa técnica essa ganhando espaço na ciência forense por ser considerada uma técnica não destrutiva. É uma técnica utilizada pela polícia cientifica no Brasil desenvolvida por uma equipe da (UNICAMP), essa técnica é feita através de um processo de ionização feito por um spray sônico. Esse spray passa por um tubo onde arrastado por ar comprimido atingindo a amostra onde ocorre uma dessorcão e sua ionização.
         Outra técnica muito utilizada é a cromatografia, um método físico-químico de separação. A separação por cromatografia se deve a uma fase estacionária e uma fase móvel, onde passa a mistura, havendo diferentes interações entre seu componente (soluto) com as respectivas fases. Na fase estacionária o material é sólido ou líquido viscoso, já a fase móvel pode ser líquida ou gasosa.
          A fase móvel é um gás de arraste que leva os componentes da mistura e a fase estacionaria exerce atração sobre um dos componentes retardando o tempo de ebulição dos compostos da mistura.
Esse processo ocorre através de moléculas presentes em misturas complexas e podem ser separadas com base na sua solubilidade em diferentes solventes e em diferentes substratos.                            

Até a próxima postagem!

Referência
MOTA, Leandro: DI VITTA, Patricia Busko. Química forense: Utilizando métodos analíticos em favor do poder Judiciário. 2012, centro de pós graduação Oswaldo cruz.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário