terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Cebolas e lágrimas!

Bolsista: Karla Soares Matias

Olá amigos do Blog.

Hoje iremos falar daquela que nos faz chorar, a tão conhecida “cebola”. Mas afinal, por que choramos ao cortar uma cebola? E porque o seu cheiro é tão forte? Qual será a explicação para tudo isso? A Química, é claro, pode nos ajudar.
A cebola é um condimento bastante utilizado pelos brasileiros, sendo rica em proteínas, pouco calórica e uma grande aliada da saúde, visto que age como anti-inflamatório e analgésico.  
Ao cortarmos uma cebola, liberamos toda substância que existe em sua célula, algumas são mais voláteis e chegam à nossa boca e olhos rapidamente. Com o corte as substâncias que estavam separadas e quietas na célula, se misturam uma com as outras, e reagem entre si.
Com a ação de cortar a cebola, sua substância é transformada em outra, contendo o enxofre, o grande responsável pelo aroma forte. 
Fonte: http://quimicaparatodosuevora.blogspot.com.br/2011/01/quimica-cebolas-e-lagrimas.html

A figura 1 é uma substância que contém enxofre, que ao sofrer uma decomposição por enzimas, se transforma em outra substância (figura 2), e essa nova substância formada é bastante instável, dando origem a um gás que atribui à cebola o cheiro característico (figura 3).
            Por esse gás ser muito instável o aroma da cebola chega rapidamente aos nossos olhos, e ao fazer contato com o liquido dos olhos ocorre uma reação química, transformando-se em ácido sulfúrico, mostrado na figura 4. Como uma das características do ácido sulfúrico é ser um ácido forte, não resistimos e caímos em lágrimas.
            No entanto, podemos utilizar alguns truques para cortar uma cebola, evitando assim, nossas lágrimas. Dentre eles sugere-se cortá-las debaixo de água corrente, deste modo, o gás liberado da cebola entrará em conflito com a água, deixando-o menos volátil. Outra alternativa é realizar seu corte de frente a um ventilador.
            Pessoal, é isso. Se quiserem conhecer mais a química da cebola acessem a matéria completa da Darlyane no nosso quipibid. Como podemos observar, a química está presente em tudo na nossa vida, até mesmo na cozinha. Voltamos logo com mais curiosidades envolvendo a química em nosso cotidiano.
            Até breve!

Referências:
CHEMELLO, Emiliano. A Química na Cozinha Apresenta: As Cebolas. Revista Eletrônica ZOOM da Editora Cia da Escola – São Paulo, Ano 6, nº 2, 2005.
Portal de Notícias. Café com Ciência. Química, Cebolas e lágrimas, 23 de julho de 2012. Disponível em: <http://www.cafecomciencia.com.br/index.php/colunistas/quimica-do-cotidiano/612-quimica-cebola-e-lagrimas->. Acessado em: 19 de dezembro de 2016.
MENDES, Paulo. Química, Cebola e lágrimas. Universidade de Évora – Departamento de Química. Disponível em: <http://www.videos.uevora.pt/quimica_para_todos/quimica_cebolas_lagrimas.pdf>. Acessado em 19 de dezembro de 2016.






Nenhum comentário:

Postar um comentário