terça-feira, 31 de janeiro de 2017

SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

      
                                                                                                 Bolsista: Valdirene Sodré
Olá, leitores do Quipibid!
Vocês sabem por que a mancha de graxa pode ser removida com gasolina, mas não com água?

Figura 1: Mãos sujas de graxa


A graxa é um nome genérico e popular dado aos lubrificantes pastosos conhecidos como lubrificante pastoso composto (semiplásticos) ou de alta viscosidade. Estes produtos possuem como propriedade a redução de atrito e desgaste mecânicos.
A Gasolina, cuja fórmula é C8H18, trata-se de um combustível de origem fóssil, constituído a partir de hidrocarbonetos, compostos orgânicos resultantes da ligação entre carbono e hidrogênio. Como a gasolina e a graxa são substâncias apolares aplica-se a regra da solubilidade, onde “semelhante dissolve semelhante”. Como a água é uma sustância polar, portanto não tem essa possibilidade de dissolver substâncias apolares, por isso a gasolina é capaz de limpar manchas de graxa.
A regra é a seguinte:
Figura 2: Regra de Solubilidade

Quando uma substância tem a característica de dissolver outra dizemos que essa substância possui a propriedade da solubilidade.
A possibilidade de ocorrer a dissolução aumenta quando a intensidade das forças atrativas entre as moléculas de soluto e de solvente é maior ou igual à intensidade das forças de atração entre as moléculas do próprio soluto e entre as moléculas do próprio solvente.
Outro fator importante é o tamanho da cadeia carbônica para prever a solubilidade de um composto orgânico. À medida que há um aumento da cadeia, a solubilidade diminui (Figura 3). O aumento de carbonos faz com que o caráter apolar da cadeia passe a predominar cada vez mais sobre o caráter polar da extremidade OH, e a solubilidade diminui.

Figura 3: solubilidade de alguns álcoois em água
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABd8wAC/forcas-intermoleculares-na-quimica-organica.

É isso pessoal, espero que eu tenha tirado algumas dúvidas de vocês. Até a próxima!

Referências
PERUZZO, M.F. Química na abordagem do cotidiano. 4° ed. São Paulo: Moderna, 2006.p. 182 a 185.

AUCÉLIO, R. Q; SOUZA L. R. T. Solubilidade. Disponível em: <http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/Sala/Leitura/conteudos/SL_solubilidade.pdf                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário