terça-feira, 7 de março de 2017

TENSOATIVOS: UM ANTIGO CONHECIDO




                                                                                         Bolsista: Valdirene Sodré

Faz parte de nosso cotidiano lavar louças após as refeições diárias, assim como também utilizarmos sabão em pó ou em barra para lavarmos nossas roupas, quando vamos tomar nossos banhos sempre utilizamos xampus para lavarmos nossos cabelos. Mas você já se perguntou o eles têm em comum?

Figura 1: Pessoa usando o sabão

Todos esses produtos são tensoativos. E hoje vamos falar desse produto essencial para nossa higiene e saúde. Historicamente eles estão a muito tempo em nossas vidas deste 1550 a.C já eram produzidos pelos orientais e gregos, no Brasil a sua produção se deu por volta de 1860. Há um conjunto amplo de seus derivados como os detergentes, xampus, emulsificadores, os umectantes e os agentes penetrantes.

Figura 2: Produtos à base de tensoativos


Eles possuem a capacidade de reduzir a tensão superficial (uma camada superficial dos líquidos que se comporta como uma membrana elástica). Devido suas interações intermoleculares os tensoativos apresentam afinidade por óleos, gorduras e superfícies das soluções liquidas, sólidos ou gases, mas também pela água, isso devido ter em suas estruturas uma parte polar, solúvel em água (hidrofílica) e outra apolar, insolúvel em água (hidrofóbica) sendo assim pertence aos dois meios.

Figura 3: molécula do sabão

Fonte:http://qsustentavel.blogspot.com.br/2013/05/lavando-louca-de-forma-sustentavel.html

Assim quando lavamos algo com gordura, formam as micelas (figura 4) gotículas microscópicas de gordura envolvidas por moléculas de sabão, orientadas com a cadeia apolar direcionada para dentro (interagindo com o óleo) e a extremidade polar para fora (interagindo com a água).

Figura 4: Micela de sabão envolvendo a gordura


A parte hidrofóbica possui uma cadeia de hidrocarbonetos com 8 a 18 átomos de carbono. A parte hidrofílica dos tensoativos são divididos em catiônicos, aniônicos, não aniônicos e anfóteros. Os aniônicos é a parte carregada negativamente (ânions) possuem um ou mais grupos funcionais e ao se ionizarem formam íons carregados negativamente, são mais utilizados na indústria para fazer sabão, sabonete e xampu.
Os catiônicos são o contrário liberam íons positivos, possuem uma maior capacidade de aderência a superfícies sólidas e tem propriedades lubrificantes e amaciantes. Os anfóteros são caracterizados por apresentarem, na mesma molécula grupamento positivo e negativo é muito aplicado na produção de xampus e cosméticos. Tensoativos não iônicos são caracterizados por possuírem grupos hidrofílicos sem carga ligados a cadeia graxa é empregado na produção de sabão em pó.
O contato prolongado com esses tipos de produtos pode fazer mal a saúde, por se trata de substancias alcalinas que podem irritar a pele e até causa inflamações serias na pele. Como o descarte dessas substancias são nos rios há a preocupação com a poluição do meio ambiente, hoje as industrias utilizam os produtos biodegradáveis que são faz mal a natureza.
                                                                                                   Até a próxima!

Referências

Daltin, D. Tensoativos: química, propriedades e aplicações. São Paulo.Blucher, 2011.

NETO,O.G.Z; PINO,J.C.D. Trabalhando a química dos sabões e detergentes. Rio Grade do Sul. Pró-Reitória de Extensão da Universidade do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário