quarta-feira, 1 de março de 2017

Catalisadores automotivos

Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes

Olá, caros leitores...

            O assunto dessa semana é muito interessante, uma vez que iremos abordar sobre os gases poluentes que são emitidos pelos veículos automotores e sobre uma tecnologia que é empregada nos mesmos para ajudar a combater a poluição atmosférica.
Os veículos automotores são de grande importância para a população, ninguém duvida disso, porém devemos ter consciência que a criação desses, aumentou relativamente à quantidade de gases tóxicos na atmosfera terrestre. Uma alternação desenvolvida para amenizar os efeitos dos gases poluentes no meio ambiente foi os catalizadores automotivos, o mesmo possibilita a diminuição desses poluentes e garante a preservação do ar. Mas o que seria catalisadores automotivos? Catalisador é uma substância que age em uma determinada reação química com o objetivo de acelerar a sua velocidade, os catalisadores automotivos aceleram as reações químicas, no qual transformam os poluentes em compostos menos prejudiciais a saúde. A figura a seguir mostra um exemplo de catalisador automotivo.
Figura 1: Catalisador automotivo.
Fonte: http://escapcarmais.com.br/como-funciona-o-catalisador/

Como o mostra a figura 1, os catalisadores automotivos são produzidos por uma colmeia cerâmica, conhecido como suporte cerâmico, composta de milhares de minúsculos canais. Na superfície da colmeia são impregnados metais preciosos, os quais constituem o catalisador. Por exemplo, para veículos a gasolina emprega-se uma mistura de paládio-ródio e para veículos a álcool, emprega-se uma mistura de paládio-molibdênio.
Caros leitores, quais são aos gases poluentes emitidos pelos veículos automotores? A queima da gasolina pelos motores dos automóveis produz dióxido de carbono (CO2) e água (H2O), também pode produzir o monóxido de carbono (CO), se ocorrer uma queima incompleta do combustível. Ademais outros poluentes podem ser produzidos sendo eles: óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), originários da queima de impurezas existente na gasolina.
Nos motores a diesel emitem o monóxido de carbono (CO), em menor quantidade em relação à gasolina, porém abundante os óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2), além disso a fuligem, uma fumaça preta caraterística, que é gerada pela combustão incompleta. Já os carros a álcool, as quantidades referentes à NOX e SO2 são desprezíveis, no entanto, existe eliminação de aldeído, que causa danos á saúde.
O quadro a seguir mostra os principais poluentes proveniente da queima de combustível fóssil e as consequências na saúde humana.

Quadro 1: Principais Poluentes oriundos da queima de combustível fóssil e implicações na saúde humana
Fonte: AZUAGA, D. “Danos Ambientais causados por Veículos Leves no Brasil”. Dissertação de M. Sc., COPPE/ UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2000.

Como podemos observar os poluentes provenientes dos automotivos, além de prejudicar o meio ambiente afeta a qualidade de vida das pessoas, mostrando assim que a utilização dos catalizadores é de grande importância.
Espero que tenham gostado, até a próxima.


Referências

§Catalisadores automotivos disponível em: <http://manualdaquimica.uol.com.br/quimicaambiental/catalisadores automotivos.htm >. Acesso em 15 de fevereiro de 2017.

§  FELTRE, R. Química Geral- Físico Química. V.2, 6 ed, São Paulo: Moderna, 2004. Pg- 176

§  BOLDT, T. SILVA, A.W. Caracterização dos catalisadores automotivos: composição, classificação, variáveis físico-químicas e eficiência catalítica. Disponível em: <http://eventos.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/5/2014/09/CET-54.pdf >, acesso em 14 de fevereiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário