domingo, 16 de abril de 2017

Aplicações Industriais dos Carboidratos

                                                                                       Bolsista: Valdirene Sodré

Os carboidratos são a classe de compostos orgânicos que está presente no nosso cotidiano, além de estar em quase todo tipo de alimento, também está nos tecidos, nos combustíveis, nos medicamentos etc. Na nossa matéria de hoje estaremos falando da aplicação industrial de alguns desses carboidratos. Primeiro vamos conhecer um pouco de sobre eles (quimicamente falando). Os carboidratos também são conhecidos como glicídios ou açucares, são moléculas orgânicas que contem oxigênio, carbono e hidrogênio, tem como formula geral (CH2O)n.
Eles são divididos em três classes de acordo com o número de ligações. Os monossacarídeo são os carboidratos simples de cadeia linear, os mais conhecidos são a glicose e frutose que são os açucares presente nas maioria das frutas como a uva, maça, laranja etc. Os oligossacarídeo são a união de dois a dez monossacarídeo é encontrado principalmente na cana de açúcar e na beterraba e por fim os polissacarídeos formados por mais de dez monossacarídeos é o caso da celulose, do amido etc.

Figura 1: Estrutura de algumas substâncias
Fonte:http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/carboidratos-ou-glicidios.htm.

Agora iremos falar de sua aplicação na indústria o mais conhecido é a sacarose que é um oligossacarídeo esse composto de têm formula molecular (C12H22O11). A indústria produz vários tipos de açucares dependendo do refino que é submetido: melado preto, açúcar marrom, açúcar comum, açúcar de confeiteiro, melaço, açúcar mascavo, etc.
Outra aplicação importante é a produção de combustível o etanol, que impulsiona a economia de pais, o estado de Goiás está no ranking dos maiores produtores de cana de açúcar, o esquema da figura 2 mostra o processo químico da produção de etanol.

Figura 2: Esquema de produção de etanol

Outro carboidrato muito conhecido por nós é o amido, ele é encontra dos vegetais: em cereais (batata, arroz, trigo etc.). O amido é composto por dois polímeros de glicose a amilase (20 % a 30 %) e a amilopectina (70% a 80%) que pode ser evidenciados após solubilização e separação de grânulos, ele está na fabricação de farinha de trigo que muito utilizado na panificação, amido de milho (Maisena).

Figura 3: amilase e amilopectina formadoras do amido
Fonte: http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-plastico-biodegradavel-amido-batata.htm

A frutose (açúcar das frutas) tem um papel considerável na produção alimentícia, por se trata de um produto maior concentração de açúcar, ou seja mais doce, 100 gramas de frutose equivalem 173 gramas de açúcar comum. Pela razão de menor custo a indústria produz o xarope de milho na fábrica de refrigerante, suco de frutas, frutas em conserva etc.
Até a próxima!


Referencias
JUNIOR, Wilmo EF. Carboidratos: estrutura, propriedades e funções. Conceitos Científicos em Destaque, n. 29, 2008.

LEAL, Régis Casimiro; NETO, José Machado Moita. Amido: Entre a ciência e a cultura. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 75-78, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário