quinta-feira, 27 de abril de 2017

Jogo Chemlig

Bolsista: Loys Laynne Rodrigues Sousa

Olá pessoal, hoje iremos falar sobre o jogo “Chemlig”, que é um jogo de cartas desenvolvido para auxiliar os alunos nos conteúdos de “distribuição eletrônica e propriedades periódicas dos elementos, e introduzir o conceito de estabilidade eletrônica dos elementos, visando apresentar o tema ligação química” (FOCETOLA, 2012, p. 250). Esse jogo é similar ao jogo de cartas “UNO” que é muito popular entre os jovens do Brasil.
O jogo Chemlig, foi desenvolvido como trabalho monográfico de (BARROS, 2011). Sendo composto por 88 cartas podendo ser jogado com grupos de 4 a 10 alunos ao mesmo tempo. O jogo é dividido em dois tipos de cartas, o primeiro são as cartas dos elementos (Figura 1) que contém os elementos ou íons dos blocos s e p da tabela periódica.

Figura 1: Cartas dos elementos – jogo Chemlig
Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/11-PIBID-44-12.pdf

Como podemos ver as cartas dos elementos apresentam cinco informações diferentes, que são:  distribuição eletrônica, o nome do elemento e seu símbolo, a representação eletrônica de Lewis e o valor da eletronegatividade, “cuja função é relembrar alguns conceitos já aprendidos pelos alunos anteriormente e aplicá-los na formação das ligações químicas” (FOCETOLA, 2012, p. 250). As cartas são divididas em cores para auxiliar os alunos a identificar o grupo da tabela periódica.
O segundo tipo de carta é formado pelas cartas de ação (Figura 2), essas cartas possuem as funções de “introduzir ou desenvolver alguns conceitos de tabela periódica e ligação conceito de transferência de elétrons (ligação iônica)” (FOCETOLA, 2012, p. 251).

Figura 2: Cartas de ação – Jogo Chemlig
Fonte: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/11-PIBID-44-12.pdf

Ao iniciar o jogo, cada jogador terá que receber dez cartas, que serão distribuídas aleatoriamente e o restante das cartas ficarão reservadas para futuras compras. Para vencer o jogo, o aluno deve descartar todas as cartas da mão, quando restar somente uma carta em suas mãos, o jogador deve falar a palavra LEWIS. O tempo de aplicação do jogo em uma sala de aula dura em torno de 1 hora.
Trabalhar conteúdos químicos com a utilização de jogos tem sido de vital importância, pois prende a atenção dos alunos e os fazem pensar e questionar no que está acontecendo, e isso gera bastante contribuição para o ensino e aprendizagem dos alunos.


REFERÊNCIAS

FOCETOLA, Patrícia Barreto Mathias et al. Os jogos educacionais de cartas como estratégia de ensino em química. Química nova na escola, v. 34, n. 4, p. 248-255, 2012.


4 comentários:

  1. Ola, boa tarde! Gostei muito da sua ideia, e o UNO é um jogo muito popular,, voce terias as cartas do jogo chemling completas?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, gostaria de saber se vocês tem as cartas do jogo para disponibilizar.

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia você teria as cartas para enviar por Email

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei muito do jogo e gostaria de levar para os meus estudantes. Vocês disponibilizam o arquivo com as cartas, ou vendem o material? Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir