Bolsista:
Loys Laynne Rodrigues Sousa
Olá
pessoal, hoje iremos falar sobre o jogo “Chemlig”,
que é um jogo de cartas desenvolvido para auxiliar os alunos nos conteúdos de
“distribuição eletrônica e propriedades periódicas dos elementos, e introduzir
o conceito de estabilidade eletrônica dos elementos, visando apresentar o tema
ligação química” (FOCETOLA, 2012, p. 250). Esse jogo é similar ao jogo
de cartas “UNO” que é muito popular entre os jovens do Brasil.
O
jogo Chemlig, foi desenvolvido como
trabalho monográfico de (BARROS, 2011). Sendo composto por 88 cartas podendo ser
jogado com grupos de 4 a 10 alunos ao mesmo tempo. O jogo é dividido em dois
tipos de cartas, o primeiro são as cartas dos elementos (Figura 1) que contém
os elementos ou íons dos blocos s e p da tabela periódica.
Figura 1: Cartas dos elementos
– jogo Chemlig
Fonte:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/11-PIBID-44-12.pdf
Como podemos ver as cartas dos
elementos apresentam cinco informações diferentes, que são: distribuição eletrônica, o nome do elemento e
seu símbolo, a representação eletrônica de Lewis e o valor da
eletronegatividade, “cuja função é relembrar alguns conceitos já aprendidos pelos
alunos anteriormente e aplicá-los na formação das ligações químicas” (FOCETOLA,
2012, p. 250). As cartas são divididas em cores para auxiliar os alunos a
identificar o grupo da tabela periódica.
O segundo tipo de carta é
formado pelas cartas de ação (Figura 2), essas cartas possuem as funções de
“introduzir ou desenvolver alguns conceitos de tabela periódica e ligação
conceito de transferência de elétrons (ligação iônica)” (FOCETOLA, 2012, p.
251).
Figura 2: Cartas de ação – Jogo Chemlig
Fonte:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/11-PIBID-44-12.pdf
Ao iniciar o jogo, cada
jogador terá que receber dez cartas, que serão distribuídas aleatoriamente e o
restante das cartas ficarão reservadas para futuras compras. Para vencer o jogo,
o aluno deve descartar todas as cartas da mão, quando restar somente uma carta
em suas mãos, o jogador deve falar a palavra LEWIS. O tempo de aplicação do
jogo em uma sala de aula dura em torno de 1 hora.
Trabalhar conteúdos químicos
com a utilização de jogos tem sido de vital importância, pois prende a atenção
dos alunos e os fazem pensar e questionar no que está acontecendo, e isso gera
bastante contribuição para o ensino e aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIAS
FOCETOLA,
Patrícia Barreto Mathias et al. Os jogos educacionais de cartas como estratégia
de ensino em química. Química nova na
escola, v. 34, n. 4, p. 248-255, 2012.
Ola, boa tarde! Gostei muito da sua ideia, e o UNO é um jogo muito popular,, voce terias as cartas do jogo chemling completas?
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de saber se vocês tem as cartas do jogo para disponibilizar.
ResponderExcluirOlá bom dia você teria as cartas para enviar por Email
ResponderExcluirOlá! Gostei muito do jogo e gostaria de levar para os meus estudantes. Vocês disponibilizam o arquivo com as cartas, ou vendem o material? Desde já, agradeço!
ResponderExcluir