terça-feira, 4 de julho de 2017

Histórico dos Principais Acidentes Radioativos

Bolsista: Danilo Rodrigues

Olá, pessoal! Na matéria de hoje iremos conhecer um pouco sobre os principais acidentes radioativos e suas consequências ao longo da história. Para isso, precisamos entender o que seria um acidente radioativo. Acidente radioativo é aquele em que uma fonte de radiação (substância radioativa) é emitida em grandes quantidades fazendo com que o corpo humano não suporte a quantidade emitida, tornando-se assim um acidente radioativo (NUCLEAR, 2014). Ao longo da história da humanidade vários acidentes radioativos aconteceram, a exemplo dos que serão abordados logo abaixo.
                                 
 Figura 01: Máscara de Radioatividade



             Disponível em: https://pt.energia-nuclear.net/acidentes-nucleares

Uma cidade norte-americana, no ano de 1979 teve o registro de um acidente nuclear por conta de falha técnica em um dos reatores. O núcleo do reator se resfriou dando espaço para ocorrer uma fusão parcial e vazão de pequena quantidade de gás radioativo. Esse acidente foi mais uma alerta, pois não houve registro de vítimas. (SOUZA, 2017)
            Já no ano de 1986 na cidade Chernobyl (Ucrânia), a história foi um pouco diferente. O acidente foi resultado de um superaquecimento em um dos reatores que resultou no rompimento do mesmo emitindo grande quantidade de gás radioativo (SOUZA, 2017). Os funcionários que estava, na usina interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator, fazendo com que o mesmo operasse em capacidade inferior, provocando o superaquecimento, resultando numa grande explosão e emissão de gás que continha Urânio-235, elemento químico de grande poder radioativo, alastrando rapidamente pela cidade (SOUSA, 2017). Foi um acidente proveniente de várias falhas humanas e é tido como um dos maiores acidentes radioativo da história (NUCLEAR, 2014). Várias famílias foram afetadas e o isolamento da cidade perdurou por muitos anos.

                         
FIGURA 02: Acidente Nuclear de Chernobyl


Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/o-acidente-nuclear-de-chernobyl-9948617

Mas não precisamos ir muito longe para mostrar as grandes tragédias radioativas. Em setembro de 1987, na cidade de Goiânia-GO, houve uma grande tragédia com o Césio-137. Tudo começou quando dois catadores de lixo vasculharam as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia, tais homens depararam-se com um aparelho de radioterapia abandonado e tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão. Eles levaram o equipamento até a casa de um deles. O interesse desses catadores ao encontrar o equipamento era o lucro com a venda de algumas peças. Então, ao chegarem em casa, os catadores desmontaram o equipamento e levaram algumas peças ao ferro velho para a venda. O proprietário do ferro velho sem um conhecimento prévio e noção do perigo do equipamento desmontou as peças e no seu interior havia 19,26 g de cloreto de césio-137 (CsCl), um pó branco parecido com sal de cozinha que, no escuro, brilha com uma coloração azul. Ao entrar em contato com o ambiente, o pó o contamina radioativamente causando grandes impactos. E foi o que aconteceu, inúmeras pessoas foram contaminadas, o bairro em que localizava o ferro velho foi abandonada e medidas de descontaminação foram adotadas. O acidente com Césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares (SOUZA, 2017).

FIGURA 03: Ferro velho onde o equipamento que continha o Césio-137 fora aberto



Disponível em: http://g1.globo.com/goias/fotos/2012/09/veja-fotos-da-epoca-do-acidente-com-o-cesio-137-em-goiania.html

Assim, nota-se que os acidentes radioativos traz não só consequências para o homem, mas para tudo o que está a sua volta. Além de mutações genéticas aos longe de várias gerações, a exposição a radioatividade causa infertilidade do solo, contaminação de rios e matas próximos ao local exposto, dentre outros fatores. Esses foram apenas alguns dos inúmeros acidentes nucleares que aconteceram na história da humanidade.
Em quantidades bem pequenas, a exposição do corpo humano à radiação não oferece mal algum. A partir do momento que essa exposição passa a ser em grandes quantidades é fatal. A radiação que é emitida por usinas nucleares, possui uma característica em comum que é alterar a carga elétrica dos elementos das células humanas. A extensão dos danos e prejuízos variam de acordo com o tempo de exposição e a quantidade em que a pessoa foi exposta. Um dos males que à exposição à radiação pode causar é queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células (PIRES, 2011). Essas mutações genéticas pode perdurar por várias gerações, fazendo com que crianças nasçam com anomalias genéticas.
“Quimicamente falando, seria assim: as partículas radioativas têm alta energia cinética, ou seja, se movimentam rapidamente. Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização enfraquece as ligações. E o resultado? Células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas. Souza (2017)


 Figura 04: Mutação Genética


Disponível em: https://blogdoenem.com.br/mutacoes-geneticas-aula-de-biologia-enem/

Ficamos por aqui e até a nossa próxima matéria. Abraços!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NUCLEAR, Energia. Acidentes Nucleares. 2014. Disponível em: <https://pt.energia-nuclear.net/acidentes-nucleares>. Acesso em: 15 jun. 2017.

SOUZA, Líria Alves de. Histórico de Acidentes Nucleares. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/historico-acidentes-nucleares.htm>. Acesso em: 15 jun. 2017.

SOUSA, Rainer. ACIDENTE DE CHERNOBYL. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm>. Acesso em: 15 jun. 2017.

SOUZA, Líria Alves de. "Acidente com césio-137"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/acidente-cesio137.htm>. Acesso em 15 de junho de 2017.

PIRES, Marco Túlio. Os efeitos da radioatividade no corpo humano. 2011. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/saude/os-efeitos-da-radioatividade-no-corpo-humano/>. Acesso em: 26 jun. 2017.
SOUZA, Líria Alves de. Efeitos da radiação no corpo humano. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/efeitos-radiacao-no-corpo-humano.htm>. Acesso em: 26 jun. 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário