terça-feira, 20 de junho de 2017

A química do cimento na construção civil

Bolsista: Pollyene Prado

Olá pessoal, vocês sabiam que os químicos exercem a cada ano uma maior influência no mercado da construção civil? Eles estão presentes não só na formulação de matérias primas utilizadas em produtos dirigidos à construção civil, mas também em produtos prontos que, adicionados a outros itens, melhoram seu desempenho.
Um exemplo disso são os aditivos químicos elaborados a partir de resinas naturais que, adicionados ao concreto e às argamassas de cimento e areia, conferem excelentes características de plasticidade, trabalhabilidade e outras propriedades, reduzindo a formação de trincas por retração e aumento da resistência, uma vez que reduzem a quantidade de água a ser utilizada.
Sabe-se que cimento é um produto que não pode faltar em uma construção, e produtos de concreto e argamassa não podem ser dispensados. Além disso, o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo.
Vocês já se perguntaram quais ingredientes são utilizados para fazer o concreto? Não?! Pois bem, incluem cimento, areia, cascalho e água.

Figura 1: Formação do concerto 
Fonte: http://www.bullx.com.br/conhecendo-argamassa.php

O cimento é produzido principalmente a partir de calcário e obtenção do clinquer. Em seguida, o resultado é triturado em forma de pó. Clínquer (figura 2) é um material granular de 3mm a 25mm de diâmetro, resultante da calcinação de uma mistura de calcário, argila e de componentes químicos como o silício, o alumínio e o ferro. O clínquer é a matéria prima básica de diversos tipos de cimento. [1]

Figura 2: Clínquer de cimento
Fonte: http://blogdocimento.blogspot.com.br/2011/12/reacoes-para-formacao-do-clinquer.html

O calcário é um minério que contém pelo menos 90% de uma substância chamada carbonato de cálcio (CaCO3). As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO).[2] Esta propriedade é conhecida como sendo o ciclo da Cal (figura 4). O aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente. Assim se forma o cimento, que contém várias substâncias, principalmente o silicato de cálcio (CaSiO3) e o aluminato de cálcio de fórmula Ca(AlO2)2. O íon aluminato AlO2 é monovalente negativo, como o íon cloreto (Cl-). O gás carbônico desprendido na fabricação do concreto é a maior fonte de CO2 produzido industrialmente e a que mais contribui para o efeito estufa. [2]
O Óxido de Cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria. Também chamado de cal viva ou virgem, é um composto sólido branco muito utilizado na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na pintura. [1]

Figura 3: Reação do Óxido de Cálcio (CaO)


Fonte: Info escola

Figura 4: Ciclo do Óxido de Cálcio (CaO)
Fonte: http://calponta.com.br/

Agora que vocês já estão ligados no quão grande é importância da química do cimento na construção civil, lembre-se, para cada obra é preciso levar em conta os materiais que são necessários para aquela determinada construção, e para escolher o material á usar deve-se saber os elementos que o compõe e por quais processos antes passaram. 
Até a próxima!

REFERÊNCIAS:
[1] GUEDES,            indústria       do       cimento.       Disponível    em: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/7666-tudo-sobre-a-industria-do-cimento/. Acesso em 12 de junho.
[2] SOARES,            reação           do       cimento.       Disponível    em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1088/1/O-CIMENTO-E-UMA-REACAO-QUIMICA/Paacutegina1.html. Acesso em 12 de junho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário