quinta-feira, 11 de maio de 2017

A Fotossíntese

Bolsista: Líria Amanda
Olá pessoal!
Na matéria desse mês iremos falar sobre a fotossíntese. Mas o que é a fotossíntese? Na escola aprendemos que ocorre nas plantas, algas e em outros tipos de micro-organismos, no qual converge o dióxido de carbono em oxigênio pela ação da luz solar. A seguir iremos detalhar a ocorrência desse processo. [1]
Os organismos fotossintéticos utilizam a energia provinda do sol para formar ATP e NADPH, que são fontes de energia essências na síntese de compostos orgânicos entre eles os carboidratos. Ocorrendo a partir do CO2 e H2O, e assim liberam O2 na atmosfera. [2], [3].

Figura 1: Equação geral da fotossíntese.

Nas plantas seres eucariontes (células eucariontes são células que possuem núcleo definido. Ex: protozoários, algas, fungos, animais e vegetais) a fotossíntese ocorre nos cloroplastos (figura 2), neles acontecem as reações que utilizam a luz e a assimilação de carbono. Os cloroplastos possuem duas membranas, a membrana externa é uma película permeável a íons e a pequenas moléculas, e a membrana interna é um compartimento que fica no interior do cloroplasto. Esse compartimento possui alguns saquinhos, que são os tilacoides. Dentro da membrana interna possui um conjunto de tilacoides (empilhamento) denominado por lamelas, que estão cheios de pigmentos e enzimas responsáveis pela síntese de ATP. O liquido envolto nas lamelas é chamado de estroma, onde se encontra há maior quantidade de enzimas responsáveis pela as assimilações de carbono. [3], [4]

Figura 2: Cloroplastos

Os pigmentos encontrados nos cloroplastos responsáveis pela fotossíntese são o Betacaroteno, a ficoeritrina, a ficocianina, em que são denominados por cromóforos. Entre eles temos a clorofila (ver a figura 3) que significa folha verde.  A clorofila está localizada nas membranas tilacoides, absorvem a luz nos comprimentos de onda vermelho e azul e refletem a coloração verde. Há dois tipos de clorofila, “a” e “b”, se diferem em seus espectros de absorção. As plantas, as algas e algumas bactérias, possuem o número de clorofilas “a” e “b”, diferentes a cada espécie, uns possuem mais clorofila “a” do que a clorofila “b”, nesse caso pode citar a maioria das plantas. [1], [2], [3].

Figura 3: Estrutura geral da clorofila.

Os processos da fotossíntese são a fosforilação e a fotofosforilação. Na fosforilação é quando as reações em que há um fluxo de elétrons interligados a síntese de ATP, esse processo foi explicado no segundo parágrafo. Agora na fotofosforilação utiliza a energia para criar um bom doador de elétrons e um bom aceptor de elétrons. Diferindo da fosforilação, pois o NADH principal doador desse processo, contradizendo com o H2O um fraco doador.
Outros fatores importantes na fotossíntese das plantas são os dois processos a seguir: as reações luminosas e as reações de assimilação de carbono. As reações luminosas é quando as plantas são iluminadas, nos quais a clorofila e outros pigmentos absorvem a luz transformando em ATP e NADPH, liberando O2. Agora nas reações de assimilação de carbono conhecida popularmente como reações de fase escura, ocorrem através dos produtos da luz. Nessa reação o ATP e o NADPH são responsáveis por reduzir o CO2 e assim formam o trioses-fosfato, amido e sacarose entre outros. [3]
A fotossíntese é um processo muito importante para vida das plantas, algas, alguns micro-organismos e dos seres vivos que necessitam de oxigênio para sobreviver. Como foi citado no segundo parágrafo desse texto, esse assunto é muito complexo e cheio de detalhes. Então optamos por explicar de forma resumida o que seria esse processo, esperamos que tenhamos contribuído para esclarecer o assunto.
Até a próxima!

REFERÊNCIAS
[1] GONZALÉZ. F. Fotossíntese. Rio Grande do Sul: UFRGS. Disponível em: https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/fotossintese.pdf Acesso em: 20 mar. 2017.
[2] Fotossíntese: Unidade V. Disponível em: http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/APOSTILA/FOTOSSINTESE.pdf Acesso em: 20 mar. 2017.
[3] NELSON, D; COX, M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

[4] MONTEIRO, T. Células Procariontes Eucariontes: Animal e Vegetal. UFMS / CPCS. Disponível em: http://cpcs.sites.ufms.br/files/2013/04/Aula-02_Biologia_celular.pdf Acesso em: 03 maio. 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário