quarta-feira, 10 de maio de 2017

24 horas, Bomba Atômica

Izaulino Silva Lima júnior
Ao longo dos anos surgiram vários modelos atômicos para demostrar a menor parte da matéria. Demócrito propôs a ideia do átomo que é a parte da matéria não divisível. Posteriormente Dalton disse que o átomo é a partícula da matéria indivisível, indestrutível e invisível. No século XIX Thomson mostrou por meio de um experimento as divisões do átomo, que teria a parte positiva denominada de Prótons e os Elétrons seriam a carga negativa. Surgiram novos modelos como o de Rutherford que disse que o átomo possui um núcleo com os prótons e ao redor desse existem os elétrons. Já Bohr, aluno de Rutherford continuou com as pesquisas e concluiu que os elétrons estão organizados em camadas formando uma região denominada de eletrosfera.
Se pegarmos um átomo com radioatividade, o qual emite partículas alfa, e bombardearmos por um nêutron inicia uma reação em cadeia, o nome desse fenômeno é denominado fissão, que libera uma alta quantidade de luz e energia, liberando ainda partículas alfas e mais nêutrons, o qual atinge outros átomos, justificando a reação em cadeia. E na série 24 horas de 2001 na segunda temporada o agente federal dos EUA, Jack Bauer (Kiefer Sutherland), defende o seu país contra uma suposta bomba atômica que em algumas horas poderá explodir no território nacional de L.A. (www.imdb.com).
Imagem 1: Capa da série.
Fonte: www.imdb.com
A bomba atômica é uma reação atômica que é diferente de uma bomba química como o TNT (trinitrotolueno) que libera muita energia e uma radiação devastadora como as que foram vistas nas bombas atômicas lançadas pelos EUA no Japão, durante a segunda Guerra Mundial que matou milhares de pessoas.
Na construção de uma bomba atômica um explosivo como o TNT é colocado sobre os átomos radioativos como o urânio ou o plutônio, fazendo com que quando ocorra a explosão a força esmaga a esfera dos átomos ocasionando uma reação de cadeia nuclear, (GOLDENBERG, José).
Imagem  2: Míssil carregando uma bomba.
Fonte: Esteban.com/la-bomba-atomica

Referências
· Personagens da série 24 horas, disponível em, <http://www.imdb.com/title/tt0285331/?ref_=ttep_ep_tt > , acesso em 17/04/2017.
·             GOLDENBERG, José. COMO SE FAZ UMA BOMBA ATÔMICA. Instituto de Física da USP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário