domingo, 20 de agosto de 2017

A Química dos Esmaltes


Bolsista: Elimar Neves Pereira
Olá pessoal!
Hoje iremos falar sobre a química da beleza... Quem nunca experimentou um produto novo para se sentir melhor ou até mesmo mais bonita(o)?
Pois bem os esmaltes estão cada vez mais chamativos no mercado, cada dia uma cor mais bonita, brilhante e será que podemos utilizar esses produtos sem medo ou há algo neles que devemos tomar cuidado? 

FIGURA 1: Esmalte de unhas 


Fonte: http://escolakids.uol.com.br/quimica-esmalte.htm

Essa arte de colorir as unhas já é conhecida há mais de três mil anos, pelos mais diferentes povos. Esse produto que faz parte do cotidiano das mulheres considerado um dos queridinhos entre os cosméticos pode esconder alguns riscos, como identifica-los? (ECYCLE, SD)

O QUE SÃO OS ESMALTES?

O esmalte é considerado pela Anvisa um produto cosmético de grau 1 composto de solventes, resinas, plastificantes, corantes e pigmentos (sintéticos ou naturais) cujo objetivo principal é colorir as unhas (ECYCLE, SD).
Os solventes são substâncias utilizadas para misturar os ingredientes do esmalte, dentre eles temos; Tolueno, Álcool isopropílico, Dibutilftalato e formaldeído(formol); as resinas  são polímeros (plásticos) responsáveis pelo brilho e superfície lisa dos esmaltes, por exemplo, a Nitrocelulose; plastificantes como a cânfora por exemplo e  alguns outros componentes como corantes e pigmentos responsáveis por dar cor aos esmaltes (ECYCLE, SD)

FIGURA 2: Estrutura Química do Dibutilftalato
                             

FIGURA 3: Estrutura Química do Formaldeído

                                                      


MEIO AMBIENTE x ESMALTES

Então galera os esmaltes não são recicláveis e se for jogado no meio ambiente pode contaminar a água e solo, e se incinerado produz vapores tóxicos, prejudicando todo o planeta. O que podemos fazer é retirar todo o conteúdo do esmalte restante do frasco e destinar a embalagem ao lixo reciclável de vidro e as tampas ao lixo reciclável de plásticos. Nunca lance o esmalte diretamente nos ralos, simplesmente coloque um pouco de removedor e escorra o esmalte em um papel deixando que com alguns minutos a química presente evapore podendo assim descartar no lixo comum. Devemos nos conscientizar e cobrar do governo medidas preventivas das empresas fabricantes para que esses produtos sejam recolhidos por eles e dados à destinação correta para seus componentes (ECYCLE, SD).
MALES A SAÚDE
Os esmaltes podem causar vários problemas a saúde como coceira e vermelhidão nas unhas, ressecamento e enfraquecimento, descamação  também são comuns às pessoas que utilizam esmaltes. Os componentes dos esmaltes são perigosíssimos à saúde humana quando colocados em excesso nos produtos, e muitos deles podem provocar câncer e outros males. Por isso é preciso estar atento se a formula contém formol, tolueno e outros componentes tóxicos acima do permitido por lei e sempre que houver dúvidas em relação ao produto procurar um médico ou responsável para nos orientar (ECYCLE, SD).

FIGURA 4: Acetona utilizada para remover esmalte das unhas
Fonte: http://escolakids.uol.com.br/quimica-esmalte.htm
           ALTERNATIVA AOS ESMALTES                         
Depois desse texto sabemos que o esmalte não é um produto muito amigável ao nosso corpo e ao meio ambiente, e para nos mantermos livres desses males a melhor forma é não utilizar, mas se parar o uso é uma questão muito difícil, tente começando aos poucos, e verificando o rótulo dos mesmos; lembrando que é uma recomendação dos dermatologistas deixar as unhas naturais, para que elas possam respirar e evitando assim o surgimento de doenças (ECYCLE, SD).
Outra Alternativa é caprichar na hidratação das unhas e cutículas com cremes naturais e os óleos vegetais, cuidando das suas unhas mantendo-as bonitas e hidratadas sem a utilização desse cosmético tão prejudicial ao nosso corpo e ao meio ambiente (ECYCLE, SD).

REFERÊNCIAS:

ECYCLE, Esmalte de unhas. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3571-composicao-quimica-esmaltes-perigos-saude-humana-formol-tolueno-dibutilftalato-cancer-alergias-coceira-vermelhidao-descamacao-alternativas-naturais-sustentaveis-manteiga-karite-cupuacu-oleo-vegetal-semente-uva-hid.html. Acesso: 16 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário