domingo, 20 de agosto de 2017

Cabelos Coloridos


Bolsista: Elimar Neves Pereira

Figura 1: Cabelos coloridos


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

Olá galera seguidora do Blog!!
Trouxe um tema super em alta para vocês hoje; as tintas para cabelo, aquelas tintas super, mega , ultra coloridas para vocês arrasarem , vamos lá...
O ato de colorir os cabelos é super tendência entre as mulheres e a cada dia mais surgem homens aderindo a essa moda, sempre na intenção de mudança ou disfarçar aqueles cabelinhos brancos que insistem em aparecer denunciando nossa idade; mais não esqueçam que é superimportante antes de pintar os cabelos saber sobre o processo de pintura, qual a melhor tinta, se seu cabelo não tem outra química que possa atrapalhar a cor escolhida ou até mesmo se não prejudicará você que quer pintar os cabelos; sempre tem que se pesquisar e escolher o melhor profissional para te ajudar nas escolhas e no tratamento após a química...Fiquem alertas!!
  
Figura 2: Cabelo sem tintura


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

As tinturas para cabelos podem ser de origem natural ou sintéticas e também se classificam em temporárias, progressivas, semipermanentes ou permanentes; cada uma tem componentes específicos para o tipo de ação que querem realizar.

·                    As temporárias duram pouco tempo, saem com o ato de lavar os cabelos com xampus, são compostas de ácidos de massa molar alta que ficam apenas na parte superficial dos cabelos;
·                    As progressivas basicamente compostas de sais metabólicos, exemplos são as tinturas que contem o elemento Chumbo (Pb), ela dura um pouco mais que as outras tintas porém tem a questão de conter Chumbo(Pb) que pode se acumular no organismo causando males; para isso existe a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária)  que regula a quantidade desse metal usado nas tinturas e outros elementos;

Figura 3: PbO (óxido de chumbo)  misturado com  Ca(OH)2 (hidróxido de cálcio)


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm

·                    As semipermanentes duram um pouco mais que as temporárias por serem utilizadas  juntamente com água oxigenada promovendo a oxidação das cores, como por exemplo a Henna que além dos cabelos são muito utilizadas nos pelos das sobrancelhas;
·                    As permanentes duram muito mais tempo pois penetram melhor nos cabelos, mais podem conter além do Chumbo (Pb) outras substâncias tóxicas ao ser humano como a amônia.
Sendo assim o que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda é seguir algumas dicas como não utilizar tinturas se o couro cabeludo estiver com lesões, procurar bons profissionais, hidratar bem os cabelos e restringir o uso a poucas vezes.
É importante também saber que as tintas mais coloridas não tem descolorantes em sua fórmula, sendo necessário utilizar produtos para descolorir os fios antes da tintura o que torna os cabelos mais frágeis, assim tornando os cuidados com os fios muito mais necessários do que com as tinturas de cores mais comuns.

Figura 4: Tingimento dos cabelos


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

Para finalizar galera vou passar pra vocês se caso queiram deixar suas madeixas coloridas e seu estilo mais antenado as melhores marcas de tinturas coloridas e comuns do mercado para vocês arrasarem com a cabeleira;

·                    Coloridas: Manic Panic, Special Effects, Keraton Hand Colors, Crazy Color, Jeans Color, La Riche Directions e Exotic Criativ.
·                    Cores comuns: Keune tinta color, Evolution da Alfaparf, Itallian color Silk, Igora Color, Color Intensy da Amend, Majirel Color Loreal entre outras.
Bom galera, isso foi o tema de hoje, vou ficando por aqui espero ter informado e ajudado vocês; até a próxima Química da Beleza!

REFERÊNCIAS:

http://www.obaoba.com.br/comportamento/noticia/descubra-as-melhores-tintas-fantasia-para-voce-colorir-o-cabelo.   Acessado dia 18/03/17 as 16:58h.
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm.  Acessado dia 18/03/17 as 16;30h
https://www.cashola.com.br/blog/beleza/cabelos-coloridos-onde-encontrar-tintas-como-pintar-e-cuidar-488. Acessado dia 18/03/17 as 16;32h



Nenhum comentário:

Postar um comentário