domingo, 20 de agosto de 2017

Tatuagens e a Química

Bolsista: Elimar Neves Pereira   
  
 Olá pessoal, para quem gosta de tatuagens ou quer saber mais sobre o assunto fique ligado nesta matéria!
Figura 1

Fonte:  https://br.pinterest.com/explore/lotus-mandala-tatuagem-912564518367/    

A arte das pinturas corporais existe desde a pré-história a mais de 5 mil anos, onde os povos cobriam os corpos com desenhos,e até mesmo marcas de cicatrizes adquiridas nas guerras e caças eram consideradas tatuagens, e como estas eram sinônimo de vitalidade os homens passaram a se marcar com a criação de desenhos feitos com tintas vegetais e espinhos.

Figura 2: Tatuagens indígenas antigas

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-no-tingimento-dos-cabelos.htm     

No Brasil a técnica da tatuagem moderna chegou em 1959 pelo Dinamarquês Knud Harold Lucky Gegersen, mais conhecido como Mr. Tattoo que utilizou suas técnicas de desenhista e pintor e popularizou a tatuagem no Brasil; apesar da história a tatuagem foi inventada e reinventada várias vezes com diferentes intenções, motivos, técnicas e resultados.
As tatuagens vem evoluindo com o tempo a através da química em seu desenvolvimento elas começam a dar um passo decisivo de mudanças; com novas tintas removíveis as tatuagens perdem sua característica marcante; a de ser um compromisso para o resto da vida.
A tabela periódica é um arranjo que tem a função de características dos elementos e previsão de comportamento de reações; os elementos da família B, os elementos de transição, eles são os que possuem a característica de formar compostos coloridos e por isso são muito utilizados na fabricação de vidros coloridos e nas tatuagens.
As tintas das tatuagens são obtidas em sua maioria por suspensão de um corante num líquido apropriado como por exemplo: água, álcool, glicerina ou uma mistura destas; as tintas pretas são geralmente  óxidos de carbono; as azuis são sais de cobre ou óxidos de cobalto; as brancas dióxido de titânio, óxido de zinco ou carbonato de chumbo, estes pigmentos estabilizam sob a pele tornando a tatuagem definitiva; mas com o avanço da química existe as tintas removíveis que são corantes que podem ser absorvidos e degradados pelo organismo e permitem que as tatuagens feita com estes corantes fiquem na pele somente o tempo que a pessoa tatuada quiser.

Figura 3: pigmentos orgânicos utilizados nas tintas

Fonte: https://petquim.wordpress.com/2014/08/07/tatuagens-sob-o-ponto-de-vista-quimico/

Cada vez mais existe técnicas que permitem combinações químicas e traz tatuagens com imagens mais trabalhadas e coloridas; mas como a maioria das cores são provenientes de metais pesados, suas concentrações com o tempo podem vir a causar algum dano a saúde por se acumularem no organismo; como por exemplo anemia, câncer de pulmão e próstata, asma, fibrose pulmonarentre outras, sendo desta forma sempre bom regular o uso destes pigmentos permanentes com os temporários.
Bom galera depois de verem esta matéria pensem bem antes de se tatuarem, e se tiverem dúvidas façam as que são temporárias antes de se marcarem definitivamente; por hoje é só, até a próxima matéria...

REFERÊNCIAS:

https://mundodastatuagens.com.br/historia-da-tatuagem-no-brasil/?ref=about-tattoos  acessado dia 20/04/2017 ás 19:48hs
http://brasilescola.uol.com.br/quimica/tatuagens-sob-ponto-vista-quimico.htm  acessado dia 24/04/2017 ás 20:00hs
https://petquim.wordpress.com/2014/08/07/tatuagens-sob-o-ponto-de-vista-quimico/  acessado dia 24/04/2017 ás 20:34hs

http://www.aquimicadascoisas.org/?episodio=a-qu%C3%ADmica-das-tatuagens  acessado dia 24/04/2017 ás 22:30hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário