domingo, 20 de agosto de 2017

Como assim? Química nas roupas?

Bolsista: Elimar Neves Pereira      

Olá galera!
Sabe-se que a química é sempre presente no nosso dia a dia ;  e quem não gosta de se vestir bem, seja para o melhor conforto ou até mesmo para evidenciar a beleza? Pois aí entra mais uma vez a química nos ajudando a vestir bem e com mais conforto.
Através do petróleo ou do gás natural extrai-se a nafta que gera o etilenoglicol, o ácido tereftálico , o dimetiltereftalato, a  acrilonitrila entre outros; são através desses produtos que vão dar origem aos fios e fibras de poliéster¹, a poliamida mais conhecida como náilon², a fibra acrílica e ao elastano; esta fibras misturadas ou não com fibras naturais como a lã e o algodão permitem a criação e produção de tecidos melhores, mais resistentes, mais elásticos, com melhor caimento e forma.

Figura 1

Fonte: http://www.srtasenhorita.com/blog/2013/08/qual-o-problema-com-o-poliester/image-6/

Figura 2

Fonte: http://modasuacara.blogspot.com.br/2010/03/historia.html

A fabricação de fibras sintéticas é bem recente, mas gerou uma verdadeira revolução na forma do homem se vestir; as meias femininas que moldam as pernas não as escondem mas as protegem e as tornam mais insinuantes são produzidas com fibras sintéticas; a maciez das langeries são por causa das fibras sintéticas; as roupas de ginastica, são elásticas e resistentes proporcionadas pelas fibras sintéticas.
Mas não é só nas roupas que existem fibras sintéticas e artificiais; elas também são usadas nos tecidos de sofás, carpetes, lençóis, toalhas de mesa, pneus, automóveis e muito mais, tudo isso tem origem na química, que também fornecem corantes e pigmentos que são necessários para dar cores alegres e vibrantes as fibras e fios.
                                                                   

Figura 3

Fonte: http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br/2013/04/roupas-quimicas-quais-as-toxinas.html

As roupas jeans, por exemplo, é um tipo de tecido que mais utiliza a química em sua composição, trazem reações de oxidação e redução nas etapas de produção; inicialmente eram feitos de lona e não tinham o azul característico, depois passou a utilizar um tecido mais maleável e resistente, o denim; depois surgiu a ideia de tingir o tecido de azul utilizando o corante índigo; com o tempo o jeans passou a receber uma serie de tratamentos químicos e físicos para diferencia-los, para tornar as peças nos mais diferentes tipos de tonalidades e efeitos.
Algumas lavagens como o clareamento ou bleaching; a corrosão, délavé, destroyed utilizam processos de oxidação e redução, alguns com permanganato de potássio para obterem suas mais diversas lavagens fazendo com que a química esteja cada dia mais presente em nosso dia a dia facilitando e tornando nossa vida mais bela.  

Figura 4

Fonte: http://textileindustry.ning.com/m/discussion?id=2370240%3ATopic%3A607700

REFERÊNCIAS:

http://abiquim.org.br/estudante/tododia/05.asp
http://textileindustry.ning.com/m/discussion?id=2370240%3ATopic%3A607700
Feltre, Ricardo, 1928-Química.4. ed. São Paulo: Moderna, 1994.3 p.
http://modasuacara.blogspot.com.br/2010/03/historia.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário