quinta-feira, 21 de setembro de 2017

A Preservação de Livros Antigos

Bolsista: Karla Nara da Costa Abrantes
Olá, queridos...

            O assunto dessa semana iremos discorrer sobre compostos organometálicos, enfatizando o dietilzinco, Zn (C2H5)2, uma vez que este composto possui uma relevante aplicação, em razão de ser manuseado na preservação de livros e documentos antigos.
Vários impressos e manuscritos ao longo do tempo fica propicio a deterioração por estar em contato com vários fatores que levam a danificação, sendo eles: umidade, temperatura elevada, luz visível, infiltrações, xerox, micro-organismos, bactérias, fungos, manuseio inadequado e entre outros. Além disso, de acordo com REYNER (2006), muitos papéis escurecem e apodrecem como consequência de reações químicas que produzem ácidos nas fibras do papel.
Para bibliotecários e arquivistas e a sociedade em geral, a perda de livros raros, manuscritos e antigos jornais é um problema preocupante, por conterem informações valorosas e essenciais. Recentemente, tem havido muitos esforços para encontrar um meio de preservar vastos acervos, com baixo custo e sem danificar o papel ou a tinta.  (REYNER, 2006).
Com a finalidade de solucionar esse problema o Edward Frankland em 1849 sintetizou pela primeira vez a solução dietilzinco, Zn(C2H5)2, a mesma é muito promissora por ser empregada na preservação dos livros.
Dessa maneira, o dietilzinco, Zn(C2H5)2 é aplicado no processo de preservação da biblioteca do Congresso estadunidense como pode ver verificado  a seguir:
“Até nove mil livros são colocados em uma câmara. O ar é                   bombeado para fora e a câmara é cheia com nitrogênio puro a baixa pressão. E essencial remover todo o O2 presente, uma vez que o dietilzinco é altamente inflamável.” (REYNER, 2006).

Posteriormente, em conformidade com REYNER (2006) o vapor de dietilzinco é injetado na câmara, permeando as páginas dos livros, no qual reage com os íons de Hidrogênio, responsáveis pela acidez, neutralizando-a. São formados íons de zinco e gás etano:

Zn(C2H5)2     +     2 H+     →     Zn2+     +     2 C2H6

O composto organometálico também reage com a umidade presente no papel formando óxido de zinco:

Zn(C2H5)2     +     H2O     →     ZnO     +     2 C2H6

O oxido de zinco, sendo capaz de reagir com ácidos, permite neutralizar qualquer ácido que porventura se forme nas páginas do papel após esse tratamento, livrando da acidez por um bom tempo, preservando assim, as várias obras de conhecimento, como pode ser visto na figura 1.(REYNER, 2006).

Figura 1- Biblioteca
         
Fonte: http://www.saojudastadeu.edu.br/faculdade/biblioteca

Segundo REYNER (2006), o excesso de dietilzinco e o etano formado na reação são bombeados para fora e a câmara é preenchida com nitrogênio e, posteriormente, com ar. No final do processo os livros são retirados. Esse procedimento de três a cinco dias para cada remessa de livros.
            No texto acima foi citado que o dietilzinco é um composto organometálico, mas o que seria esse conceito? De acordo com PERUZZO (2006), um composto organometálico é aquele que tem um metal ligado diretamente a um carbono de uma estrutura orgânica.
            Os compostos organometálicos tem grande relevância e  são muitos usados em laboratórios de Química nas reações de síntese das mais diferentes substâncias orgânicas.
            Portanto, o composto organometálico dietilzinco é de grande relevância para assegurar a durabilidade de muitos livros, documentos preciosos para toda a sociedade.

Referências:

PERUZZO, F.M. Química na abordagem do cotidiano. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p 86 e 87.

RAYMER, C.G.; OVERTON, T. Descriptive Inorganic Chemistry, 4 ed. Nova York: Freeman,2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário