quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Conservantes em Alimentos

Bolsista: Karla Matias

Olá caros leitores!
            Nossa matéria da semana ira abordar um tema bastante comum em nosso cotidiano, os conservantes nos alimentos.
            Sabemos, que a maioria dos alimentos industrializados, possuem conservantes, com o intuito de aumentar o tempo de vida útil dos alimentos, protegendo-os de fungos, bactérias ou qualquer tipo de levedura que possa contamina-los. Os conservantes podem ser naturais ou sintéticos.
            Eles podem ser considerados como aditivos, pois não alteram a composição do produto, apenas o conservam.
            Os conservantes possuem três tipos de categorias:
               ANTIMICROBIANOS: Essa categoria é bastante conhecida, ela é responsável por matar os micro-organismos do produto, o sal NaCl (Cloreto de Sódio) é um exemplo bastante comum, quando a carne é salgada o sal absorve a agua existente, ficando assim mais a proliferação dos micro-organismo.
            ANTIOXIDANTES: Como o próprio nome diz, esse conservante impede que o produto se oxide, impede a interação com o oxigênio. Podemos observar, esse processo de oxidação nas frutas, bananas e maças por exemplo ao serem cortadas, e interagirem com o oxigênio elas modificam sua cor, e sua vida útil é abalada. Um exemplo de antioxidante bastante utilizado é a vitamina C (Ácido ascórbico).
            INIBIDORES ENZIMATICOS: Ao cortar uma batata e deixa-la exposta, a mesma ganha uma coloração escura, isso ocorre graças aos enzimas presentes na batata. Os inibidores enzimáticos vão atuar nessas enzimas, desacelerando o processo de escurecimento, e impedindo modificações químicas nos produtos.
Por enquanto só vimos vantagens nesses conservantes, mais será que não há nenhuma controversa?
Bom, alguns conservantes estão ligados a doenças e distúrbios.
Se esses conservantes são capazes de matar micro-organismos dos alimentos, o que ele não pode fazer com o organismo humano ao ser ingerido? Algumas viroses, contaminações, e dores estomacais, podem ser fruto das consequências de se ingerirem conservantes.
Um dos conservantes muito utilizado é o nitrato de potássio (KNO3), esse composto é bem ágil em impedir a produção de toxinas das bactérias. O grande problema é que esse mesmo composto está muito relacionado ao câncer, além de ser um dos ingredientes principais para a criação da pólvora.
Vimos que os conservantes químicos podem ser prejudiciais à saúde. Mas temos diversos meios de conservar os alimentos sem utilizar os processos químicos, como por exemplo o resfriamento ou congelamento dos alimentos.
Pessoal é isso, espero ter contribuído um pouco mais com informações para vocês.
Até a próxima!

Referências:
Aditivos e Ingredientes, disponível em: http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201601/2016010485708001453470366.pdf, acessado em: 20/03/2017


Presença de aditivos conservantes (nitrito e sulfito) em carnes bovinas moídas, comercializadas em mercados varejistas, disponível em: http://www.uff.br/rbcv/site/app/webroot/files/Artigo/177/arquivo_07.pdf, acessado em: 21/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário